Nesta quarta-feira, (03-jul), a pré-candidata a prefeita de Parintins, Brena Dianná, do União Brasil, participou da rodada de entrevistas promovida pela Band News Difusora FM, 93.7 FM, durante o “Exclusiva – Eleições 2024”, programa de entrevistas e debates, com apresentação da jornalista Rosiene Carvalho.
A vereadora abordou de forma franca e direta os problemas que assolam a população parintinense, bem como apresentou soluções viáveis.
Ao destacar os pontos críticos de Parintins e o que ela estabeleceria como prioridade, a vereadora apontou a qualidade da água, que abastece as residências da Ilha Tupinambarana, como um problema urgente a ser resolvido por afetar a vida de milhares de pessoas.
A contaminação dos poços artesianos é antiga. O primeiro laudo que apontou a contaminação é de 2005. Como nenhuma medida eficiente foi adotada, atualmente, 22 dos 26 poços apresentam contaminação por nitrato, metais e coliformes fecais, segundo estudos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e laudos da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado e Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).
“Este ano, estive em Brasília com o secretário Marcellus Campêlo, da UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais). Nos reunimos com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), falando do Prosai (Programa de Desenvolvimento Integrado), que é um projeto que vai chegar a Parintins.
O objeto da nossa reunião foi falar sobre a água de Parintins que é um problema muito grave que assola as famílias parintinense”, afirmou a pré-candidata. Brena Dianná tem como proposta estreitar parceiras com os governos do Estado e Federal, assim como com as bancadas de deputados estaduais, federais e senadores a fim de obter mais recursos para Parintins e dessa forma, solucionar o problema da água definitivamente.
Brena Dianná ressaltou que a falta de infraestrutura é uma das principais reclamações da população. Durante a entrevista, enfatizou o compromisso de manter um trabalho contínuo nesta área, tanto na zona urbana quanto na zona rural. “Nossa cidade está precisando de ruas pavimentadas, calçadas, limpeza pública. Quando a gente se afasta do centro, a situação é ainda mais precária. Temos o compromisso com a população.
A gente precisa utilizar os recursos de forma responsável, contratando empresas que vão prestar um serviço de qualidade e que tenha durabilidade”, afirmou a parlamentar.
Articulação política
A jovem pré-candidata conta com o apoio de onze partidos. São eles: União Brasil (UB), Progressistas (PP), Partido dos Trabalhadores (PT), Democracia Cristão, Agir, Mobiliza, Partido Verde (PV), Cidadania, Solidariedade, Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido da Renovação Democrática (PRD).
Brena Dianná, que integra a base do governador Wilson Lima, e é apoiada pelo chefe do Poder Executivo Estadual, enfatizou do trabalho realizado em parceria. Governo e Prefeitura juntos podem promover as melhorias em menor tempo. A pré-candidata afirmou que a população padece quando os entes operam isoladamente.
“Vejo que ainda há muita ineficiência de gestão porque recursos têm chegado a Parintins. Iluminação pública não é uma obrigação do governo, mas hoje temos o programa Ilumina+ que está levando iluminação pública para os bairros, comunidades rurais e comunidades indígenas. A prefeitura precisa trabalhar junto com o governo para que a população seja a maior beneficiada. Temos uma boa comunicação com o Governo do Amazonas.
O governador Wilson Lima está conosco porque sabe que trabalhamos em prol da população. Vamos olhar prioritariamente para essas situações urgentes em Parintins. Os recursos irão chegar aos cofres da Prefeitura e serão investidos em benfeitorias para a população”, assegurou Brena Dianná.
Zona Rural
A pré-candidata do União Brasil tem visitado regularmente às comunidades rurais onde o sorriso e a alegria desapareceram dos rostos dos moradores. Quem vive na zona rural de Parintins coleciona histórias de descasos e de promessas não cumpridas.
“Além da falta de saneamento básico, a mola propulsora que poderia estar movimentando a economia com uma certa independência na zona rural, não está tendo o apoio necessário. O gabinete do prefeito recebe R$ 16 milhões, enquanto o setor primário recebe em torno de R$ 5 milhões. Então as prioridades da atual gestão não são as que deveriam ser. Ao visitar as comunidades, a gente verifica muitas famílias que dependem da agricultura, mas não tem o mínimo de estrutura para escoar sua produção, para que possa chegar à mesa de outros parintinenses.
É muito desleal essa concorrência das comunidades rurais com as grandes empresas que mandam insumos para nossa cidade. Precisamos investir mais na agricultura familiar do nosso município e assim desenvolver a própria economia local”, declarou Brena Dianná.
Representante do povo
A pré-candidata Brena Dianná exerce há mais de três anos o mandato de vereadora, sendo uma das mais atuantes na Câmara Municipal de Parintins. Como vereadora, faz visitas regulares aos bairros, onde desenvolve diversas ações sociais, bem como acompanha a rotina das comunidades situadas na zona rural, por meio de reuniões com moradores dessas localidades.