26.3 C
Manaus
15 de julho de 2024 | 08:14

Câmara de Manaus deve ter renovação de 50% dos vereadores, aponta pesquisa

Redação ZH – Seguindo uma tradição no cenário político em Manaus, a eleição deste ano deve renovar mais da metade dos vereadores da Câmara Municipal. É o que aponta a pesquisa eleitoral divulgada hoje (10) pela empresa Direto ao Ponto Pesquisas.

Os números mostram uma tendência que acontece há mais de 20 anos, com eleitores dispostos trocar seus representantes no parlamento municipal.

Eleitores não conhecem os vereadores

A pesquisa revelou, em um cenário espontâneo (quando os entrevistados não recebem nomes ou fotos dos pré-candidatos), que os eleitores não conhecem os vereadores de Manaus.

Os pré-candidatos mais citados pelos entrevistados foram Raulzinho (0,6%), Everton Assis (0,5%), João Carlos (0,4%), Roberto Sabino (0,4%), João Garoto (0,4%), Alan Campelo (0,3%), Ivo Neto (0,3%), Capitão Carpê (0,3%) e Kennedy Marques (0,3%).

Chama atenção que nenhum dos pré-candidatos teve mais de 1% de intenção de votos, sinalizando o distanciamento entre os políticos e seus eleitores.

A maioria dos nomes citados na pesquisa ficou abaixo de 0,2% das intenções de voto.

Reeleição ameaçada

Nomes conhecidos no ambiente político, como Marcelo Serafim, Glória Carratte, Diego Afonso, Caio André e José Ricardo, entre outros, tiveram representação mínima na pesquisa, que ouviu 1 mil eleitores em todas as zonas habitacionais da capital.

Os dados revelam a falta de interesse dos eleitores em acompanhar o trabalho dos parlamentares.

De olho nesta falha, nomes novos vão tentar uma vaga na Câmara de Manaus, o que confirma a tendência de renovação no parlamento.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º a 5 de abril, com eleitores maiores de 16 anos, moradores de Manaus. Os dados estão registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-01614/2024.

Veja a pesquisa completa.

Pesquisa Direto ao Ponto -Vereadores de Manaus – ABRIL 2024 – reduzido2 (SEM 2 TURNO) 09.04.2024

Leia também outras matérias

Prédio desaba no Centro de Manaus e cai em buraco aberto pela prefeitura

Redação Zero Hora AM

Assaltantes roubam aparelhos celulares de loja no Amazonas Shopping

Redação Zero Hora AM

Operação da PF em Manaus mira esquema de lavagem de dinheiro

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo