20 de novembro de 2025 | 19:11

Campanha de doação de sangue no TCE-AM leva esperança a 236 pessoas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou mais uma edição de sua tradicional campanha de doação de sangue, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

Foram arrecadadas 59 bolsas, capazes de beneficiar 236 pessoas em vulnerabilidade de todo o Estado.

“Cada bolsa de sangue doada representa esperança e vida para quem mais precisa. É uma alegria ver o TCE-AM unido nessa corrente de solidariedade”, destacou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

Detentor do selo Diamante pelo volume expressivo de doações, o TCE-AM recebeu o “Vampirão”, ônibus adaptado para coletas, que ficou no pátio do tribunal durante todo o dia.

Servidores, colaboradores e estagiários passaram pela triagem médica e contribuíram para reforçar os estoques de sangue no Amazonas, que vem registrando estado de alerta desde o início de setembro.

A campanha é organizada anualmente pela Divisão de Assistência Social (Dias). Para a chefe da divisão, Etelvina de Andrade, o apoio institucional faz toda diferença.

“Desde 2024, quando a conselheira Yara Lins abraçou ainda mais essa ação, de forma visionária, a mobilização ganhou força. Por isso, é uma contribuição direta dos servidores do Tribunal à coletividade do Hemoam, que precisa manter seu estoque.”

Para o estagiário Luiz Guilherme, a experiência foi simples e marcante. “Doar sangue é uma ação nobre, que beneficia várias pessoas. E aqui no Tribunal é ainda mais prático e acessível.”

A parceria também é igualmente valorizada pelo Hemoam. A assistente social e subgerente da coleta externa, Wilmara Silva, ressaltou. “O Hemoam é o único banco de sangue do estado. Por isso, cada campanha é essencial para manter o estoque e atender a toda rede hospitalar.”

Já o servidor João Renato, do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), compartilhou a emoção de se tornar doador: “Nunca tinha doado, hoje já é a segunda vez este ano, e é gratificante saber que podemos salvar vidas.”

Com iniciativas como esta, o TCE-AM reafirma sua vocação solidária e mostra que cada bolsa de sangue arrecadada é símbolo de esperança para famílias amazonenses.

Leia também outras matérias

Em 90 dias: Manaus terá radares de velocidade nas principais avenidas da capital, promete o prefeito

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima diz que Estado não vai cobrar passaporte vacinal, mas secretarias exigem documento

Redação Zero Hora AM

Parceria entre Governo do AM e Consulado do Japão abre Cozinha Escola da FUnATI em Manaus

fabiocosta
Carregando....