26.3 C
Manaus
12 de julho de 2025 | 08:52

Campanha de prevenção às queimadas é lançada por David Almeida e coloca Manaus como referência em preservação ambiental

Com a chegada do verão amazônico, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou hoje (08-jul), no Parque Municipal do Mindu, a nova “Campanha de Prevenção às Queimadas”, reforçando o protagonismo da capital no enfrentamento aos incêndios ambientais.

A ação reúne um comitê com dez secretarias municipais e marca o início de uma força-tarefa para reduzir os focos de queimada e os impactos da fumaça na saúde da população.

“Se Manaus fizer sua parte, abrimos espaço para que o governo do Estado atue com mais força nos outros 61 municípios do Amazonas. Temos estrutura e estamos prontos para contribuir com ações concretas, inclusive com uso de tecnologia inédita”, destacou o prefeito David Almeida.

Uma das principais inovações da campanha é o uso dos drones DJI Matrice 4T e DJI Matrice 30T, que colocam a Prefeitura de Manaus como a primeira instituição pública do Brasil a operar esse tipo de equipamento em ações ambientais.

Imagens aéreas

Os drones contam com câmeras com zoom de até 112 vezes, sensores térmicos e infravermelho, além de laser de medição e sobreposição de imagens georreferenciadas, recursos que permitem o mapeamento preciso de áreas degradadas e o monitoramento de focos de calor em tempo real.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Fransuá Matos, a palavra-chave da campanha é prevenção e a integração das secretarias sob liderança direta do prefeito é o que permitirá resultados ainda mais expressivos neste ano.

“Manaus sofre todos os anos com as consequências das queimadas, mesmo sendo responsável por menos de 1% dos focos no Estado. Hoje temos monitoramento eletrônico, drones de alta precisão com sensores térmicos, atuação da Guarda Ambiental e trabalho de campo junto ao pequeno agricultor”, afirmou Fransuá.

Campanha de orientação

A campanha deste ano está estruturada em três pilares estratégicos: prevenção, educação e monitoramento.

Além do aparato tecnológico, as ações incluem blitze educativas em áreas de transição urbana e rural, atuação direta da Guarda Ambiental, campanhas de conscientização com produtores e visitas a escolas municipais, alcançando mais de 250 mil alunos da rede pública com projetos como “Protetores do Amanhã” e a “Oca do Conhecimento”.

Participação dos estudantes

O subsecretário da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professor Dalmir Salazar, destacou a importância da mobilização da comunidade escolar nesse processo.

“Estamos fortalecendo a consciência ambiental dos nossos alunos, que serão os agentes de transformação dessa realidade. Manaus será referência nacional no combate às queimadas a partir da educação”, afirmou.

Trabalho intensificado

Nos últimos quatro anos, a prefeitura intensificou o suporte ao produtor rural para estimular práticas sustentáveis e evitar o uso do fogo.

Foram distribuídas mais de 280 mil mudas frutíferas, uma tonelada de sementes, 60 toneladas de calcário, 40 toneladas de adubo e 10 toneladas de composto orgânico, além da limpeza de 40 hectares de áreas e 20 hectares mecanizados para produção agrícola.

Em 2023, Manaus respondeu por apenas 1,8% das queimadas registradas no Amazonas.

Em 2024, esse índice caiu para menos de 1%, resultado direto das ações coordenadas da gestão. Ainda assim, a cidade segue sendo afetada pela fumaça vinda de outras regiões, o que reforça a importância do protagonismo da capital.

“Estamos vivendo um novo normal, que exige adaptação e ação. Manaus já provou que pode fazer a sua parte, e continuará fazendo. Nossa meta é proteger o nosso povo e contribuir para que o Amazonas inteiro possa respirar melhor”, concluiu o prefeito David Almeida.

Leia também outras matérias

Moradores de seis cidades da Paraíba poderão contar com novas rádios educativas

Redação Zero Hora AM

Artistas parintinenses sofrem acidente em escola de samba de SP

Redação Zero Hora AM

Saque-aniversário: futuros demitidos continuam com FGTS bloqueado

Redação Zero Hora AM
Carregando....