24.3 C
Manaus
6 de julho de 2025 | 10:47

Cap. Alberto Neto é condenado por fake news e danos morais

O deputado federal pelo Amazonas, capitão Alberto Neto (PL), foi condenado em um processo por fake news. Ele pagará indenização a Adriana Santana de Araújo Rodrigues, por danos morais.

Em uma publicação nas redes sociais, em maio de 2021, após uma chacina no Jacarezinho, no Rio de Janeiro, o parlamentar postou imagens de uma mulher segurando um fuzil, associando a Adriana, que perdeu um filho na ação policial.

A defesa justificou que após a operação policial no dia seis de maio de 2021, que culminou com a morte de seu filho e mais 27 outras pessoas, a imagem de Adriana foi associada a imagem de uma outra mulher segurando um fuzil e, que apesar do fato ser inverídico, os réus (parlamentares) incentivaram o compartilhamento da notícia falsa.

Adriana conseguiu provar na justiça que não era a mulher da publicação e ganhou processo por danos morais contra o deputado federal Capitão Alberto Neto (PSL) e outros parlamentares.

Os autores da publicação mentirosa também serão obrigados a “retirarem, imediatamente, as publicações veiculadas por meio de suas redes sociais abaixo indicadas (Facebook e Instagram), em razão do constrangimento ilegal, inclusive risco de morte, causados à parte autora, conforme narrativa na petição inicial”, destacou.

Condenação

No processo, além de Alberto Neto, o senador Magno Malta (PL) também foi condenado por danos morais. A decisão determina que cada parlamentar tenha que pagar o equivalente a R$ 5 mil para Adriana.

A nossa redação procurou o parlamentar e sua assessoria de comunicação que por meio do app WhatsApp se limitou a dizer que Alberto Neto aguarda o trânsito em julgado do processo.

O portal Zero Hora Amazonas se coloca à disposição dos envolvidos para esclarecer o fato por meio do e-mail: redacao@zerohoraam.com

 

Leia também outras matérias

Wilson Lima anuncia convocação de mais de mil aprovados em concursos das Forças de Segurança

Hugo Bronzere

ANM registra diamante de quase 650 quilates em Minas Gerais

Redação Zero Hora AM

Câmara de Pres. Figueiredo é destaque por transparência no uso de recursos públicos

Hugo Bronzere
Carregando....