24.3 C
Manaus
3 de abril de 2025 | 16:19

Carnaval de Coari: festa se consolida com um dos grandes carnavais do Amazonas

Coari viveu cinco dias de folia com o Carnaval 2025, resgatando tradições como a apresentação de blocos de rua e agremiações culturais.

O evento reafirmou a força da cultura popular e o compromisso da gestão municipal em promover festividades que preservam as raízes da cidade e impulsionam a economia.

A programação contou com grandes atrações locais, regionais e nacional, atraindo público que celebrou com segurança e animação.

A folia começou na sexta-feira (28-fev), com o esquenta no Palco Alternativo, montado na área do estacionamento do Centro Cultural.

A noite foi embalada por talentosos artistas da região, que garantiram a animação do público e deram o tom da folia que se seguiria.

Blocos de rua e muita animação

No sábado (1º), a festa teve início oficialmente, com os blocos de rua tomando conta do Centro Cultural e espalhando alegria. O Palco Principal também recebeu atrações locais e o show da banda Rabo de Vaca.

No domingo (2), o Palco Alternativo se transformou no cenário do Carnaval das Crianças, garantindo um dia repleto de música, brincadeiras e deliciosas guloseimas.

Para tornar a festa ainda mais especial, houve pintura artística, deixando os pequenos foliões ainda mais coloridos e cheios de fantasia.

Na noite desse mesmo dia, o Palco Principal recebeu a Escolha da Corte do Carnaval 2025. Na ocasião, foram coroados: Rainha da Diversidade: Lu Evelyn Cury; Rainha do Carnaval: Elaine Constantino; e Rei Momo: Leanderson Costa.

Concurso de fantasias

Já o concurso de fantasias premiou Jhonata Munduruku na categoria Originalidade e Wilcknara Lima e Djamblê Lima na categoria Luxo.

A programação seguiu com artistas locais e as atrações regionais Rabo de Vaca e George Japa.

Na segunda-feira (3), foi a vez das agremiações culturais brilharem no palco, mostrando que a preparação para o Festival Cultural está a todo vapor.

Participaram dos desfilhes, os grupos: Nascer do Sol, Até o Sol Raiá, Sensação Junina, Libanesa, Cigana, Espanhola, Renovação e Paixão. A noite contou ainda com a apresentação da atração nacional Patrulha do Samba e do artista regional Jr. Toke A+.

Na terça-feira (4), a última noite de festa trouxe “O Retorno da Folia – Carnaval Made in Brasil”, marcada pela distribuição de 600 Aymarás, que garantiram ainda mais entusiasmo e sintonia entre os foliões.

O encerramento contou com shows de Uendel Pinheiro e Guto Lima, fechando o evento com chave de ouro e reafirmando que a tradição do Carnaval de Coari segue mais forte do que nunca.

Quatro noites de folia

O folião Gilmar Araújo celebrou a organização do evento. “As quatro noites vim pra cá. Está excelente! Organização, segurança, a decoração está um espetáculo”, afirmou.

Para Queren Brito, o Carnaval deste ano pode ser resumido em uma palavra: alegria. “Porque está sendo uma festa muito animada, com muitas danças e muitas atrações. E a gente merece! O povo coariense precisa de momentos como esse”, destacou.

Carnaval oferece segurança e impulsiona economia

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, organizou uma grande estrutura para receber os foliões, proporcionando conforto e segurança ao público.

O espaço contou com áreas bem planejadas, praça de alimentação, atendimento médico, distribuição de preservativos, abordagens sociais e uma equipe de limpeza que manteve o ambiente sempre organizado.

Um dos destaques da festa foi a Barraca do Turismo, que resgatou a memória dos antigos carnavais por meio de uma exposição fotográfica, artesanato com biojóias e um túnel infinito – este último, um dos pontos mais visitados do evento. Aproximadamente 4.500 pessoas passaram pelo local.

Segurança ampliada

A segurança também foi reforçada, com o apoio das forças municipais e estaduais, garantindo uma festa tranquila e sem ocorrências. Esse planejamento permitiu que os foliões aproveitassem toda a programação com segurança.

Além do impacto cultural, o Carnaval movimentou a economia local, beneficiando cerca de 600 empreendedores ambulantes cadastrados que comercializaram alimentos e bebidas durante os dias de festa.

O evento contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro e do vice-prefeito Emanoel Pinheiro. Durante a celebração, o prefeito destacou a importância dos eventos culturais para a cidade e reafirmou o compromisso da gestão com o entretenimento e o turismo local.

“O povo me conhece e sabe que, nas nossas gestões, realizamos grandes eventos. Vamos resgatar todas essas festividades, trazendo turistas para Coari, aquecendo a economia e proporcionando lazer para a população. Em junho, realizaremos o Festival Cultural; depois, vem o aniversário da cidade com atrações nacionais; em setembro, teremos o Coari Folia. Seguiremos fortalecendo nossa cultura e tradição”, declarou Adail Pinheiro.

Leia também outras matérias

Conselheiros do TCE-AM prestigiam lançamento de coletânea sobre os 35 anos do STJ

Redação Zero Hora AM

Procissão Romaria das Águas sairá de Manaus rumo a Parintins

Redação Zero Hora AM

Tribunais de Contas têm autonomia para condenar gestores em irregularidades, confirma STF

Hugo Bronzere
Carregando....