Atendendo ao pedido dos moradores de Manaus, que reclamam de veículos abandonados em ruas, praças e avenidas da capital, a prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou a retirada de sucatas abandonadas nas vias da cidade.
Até novembro deste ano, foram registradas 99 operações, totalizando 153 veículos removidos. Ano passado, foram retiradas 54 carcaças das ruas.
O objetivo da remoção é evitar que as sucatas prejudiquem o trânsito, obstruam vias e dificultem a circulação de veículos e pedestres.
Criadores de mosquitos
Além disso, as carcaças nas ruas podem agravar problemas de saúde pública, acumulando água parada e favorecendo a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue.
“As operações têm sido fundamentais para dar maior segurança ao trânsito e às comunidades. Além de facilitar a mobilidade, também estamos eliminando riscos à saúde pública e contribuindo para uma cidade mais bonita e funcional”, afirmou o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.
Outro ponto importante é o combate à criminalidade.
Muitos desses veículos abandonados são utilizados como abrigo por usuários de drogas, tornando-se potenciais focos de insegurança.
A Prefeitura destaca que as remoções continuam em andamento e podem ser solicitadas por meio de canais oficiais, como o 0800 092 1188 e pelo Instagram do órgão @immu_manaus.