25.3 C
Manaus
19 de abril de 2024 | 07:04

Carteiras de PCDs vão demorar até 46 anos para ficarem prontas no AM

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira, 22, o deputado estadual Wilker Barreto repercutiu a decisão do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) em instaurar inquérito civil contra o Governo para apurar a demora na entrega da Carteira de Identificação para a Pessoa com Deficiência (CIPcD) no interior do Estado. O parlamentar afirmou que o ritmo lento na emissão do documento, feito via Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), é um exemplo do descaso por parte do Executivo estadual às mais de 58 mil pessoas portadoras de algum tipo de deficiência no Estado, segundo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Em seu pronunciamento, Wilker relembrou a determinação do MP-AM, assinada pelo promotor Vitor Fonseca e publicada no Diário Oficial do órgão de controle no dia 15 de fevereiro, para “apurar a falta de interiorização do atendimento, do recebimento, do processamento e da entrega dos pedidos de cadastro de Pessoas com Deficiência (PCD) para a expedição da CIPcD. Barreto criticou as justificativas da Sejusc para explicar a velocidade lenta nas emissões das carteiras PCDs, pelos seguintes motivos: pandemia da Covid-19, a histórica enchente do Rio Negro em 2021, a escassez de recursos e a limitada conexão com a rede de internet”. Segundo o promotor, com a velocidade na emissão das carteiras expedidas pela Sejusc, a contemplação de aproximadamente 58 mil PCD’s no Amazonas se daria em 46 anos.

“Brincadeira falar de escassez de recursos, nós temos um estado abarrotado de recursos, mas que prefere impor o sofrimento ao povo do Amazonas. Como pode a Sejusc precisar de 46 anos para acabar com a necessidade do povo no interior? É um verdadeiro abandono e descaso deste Governo com a causa PCD”, afirmou Barreto.

Reflexão
Um dia após à comemoração internacional da Síndrome de Down, celebrado na última segunda-feira, 21 de março, Wilker pediu maior reflexão da Casa Legislativa em prol das Pessoas com Deficiência e aproveitou para cobrar a volta da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped) na estrutura do Executivo estadual.

“Ontem foi um dia de reflexão, mas como um Parlamento estadual e o poder público podem ajudar em função da passagem de um dia especial? É trabalhando a inclusão. Faço mais uma vez um apelo que o governo envie e proposta recriando a Seped, desta forma, com políticas públicas concretas, aporte de recursos, possamos dar o mínimo de dignidade e cidadania àqueles que estão na causa PCD”, finalizou.

Leia também outras matérias

Delegada agride equipe de site policial em Manaus

Redação Zero Hora AM

Prostituição será proibida na Espanha, afirma primeiro-ministro; saiba os motivos

Redação Zero Hora AM

Em seis dias de evento, a 45ª Expoagro movimentou mais de R$ 192 milhões em recursos no agronegócio amazonense

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo