O Chelsea entrou para a história neste domingo ao se sagrar campeão da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. A equipe inglesa venceu o Paris Saint-Germain por 3 a 0 no MetLife Stadium, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos. Os gols da vitória foram marcados por Cole Palmer, que balançou a rede duas vezes, e por João Pedro.
Com o título, os Blues encerram a temporada com dois troféus. Sob o comando de Enzo Maresca, o time também foi campeão da Liga Conferência da Uefa. O PSG, por outro lado, que sonhava com uma temporada perfeita, ficou com três conquistas: Campeonato Francês, Copa da França e Liga dos Campeões.
Ao longo da competição, o Chelsea disputou sete jogos, vencendo seis e perdendo apenas um — derrota essa para o Flamengo por 3 a 1 na fase de grupos. Na fase eliminatória, a equipe inglesa superou o Palmeiras nas quartas de final, com placar de 2 a 1, e o Fluminense na semifinal, vencendo por 2 a 0.
Já o Paris Saint-Germain acumulou cinco vitórias e duas derrotas na campanha. Além do revés na decisão, a equipe francesa foi superada pelo Botafogo por 1 a 0 na fase de grupos.
O jogo
Contrariando as expectativas de muitos torcedores, o Chelsea começou a partida partindo para cima e encurralando o PSG. Com sete minutos, João Pedro achou Palmeiras sozinho após boa troca de passes. O meia bateu colocado e tirou tinta da trave.
Apesar do erro inicial, a tarde era mesmo de Cole Palmer. Aos 20, Nuno Mendes perdeu para Gusto, que invadiu a área e foi travado por Beraldo. No rebote, Palmer dominou, ajeitou para a canhota e finalizou no cantinho, sem chances para Donnarumma.
Nove minutos depois, o Chelsea ampliou praticamente da mesma forma. O meia inglês foi acionado em velocidade, puxou para o meio e, com frieza, arrematou no mesmo canto.
Já com o relógio marcando 42 minutos, foi a vez de Palmer ser garçom. O garoto enfiou ótimo passe para João Pedro, que saiu cara a cara com Donnarumma. O atacante brasileiro, então, tocou de cavadinha para anotar o terceiro dos Blues.
2º tempo
Na volta do intervalo, o PSG tentou correr atrás do prejuízo. Com dois minutos, Kvaratskhelia fintou Gusto e chutou para a defesa de Sánchez. O goleiro voltou a trabalhar instantes depois, desta vez em arremate à queima roupa de Dembélé.
O arqueiro fez mais uma grande intervenção aos 13. Vitinha arriscou de muito longe e viu o rival desviar a bola com a ponta dos dedos.
O Chelsea respondeu aos 22. Delap, que havia acabado de entrar, disparou pelo meio e buscou o ângulo. Donnarumma se esticou e fez linda defesa.
A partir de então, o embate esfriou em Nova Jérsei. Os ingleses passaram a administrar o resultado para garantir o troféu. A vida dos franceses, aliás, ficou ainda mais difícil quando João Neves foi expulso depois de puxar o cabelo de Cucurella, aos 40.