25.3 C
Manaus
19 de janeiro de 2026 | 04:55

China ameaça retaliar EUA após anúncio de tarifas de 100%: ‘Não temos medo’

O governo chinês reagiu com firmeza ao anúncio de novas tarifas comerciais feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que está preparado para retaliar caso as medidas entrem em vigor. A declaração foi feita pelo Ministério do Comércio da China, que classificou a ação americana como “hipócrita e provocativa”.

As tensões aumentaram após Washington anunciar tarifas de até 100% sobre produtos chineses, em resposta às restrições impostas por Pequim à exportação de insumos estratégicos, como terras raras, essenciais para a indústria tecnológica.

Em comunicado oficial, autoridades chinesas afirmaram que “não têm medo de brigar” e que o país está pronto para adotar medidas equivalentes para proteger seus interesses econômicos. A escalada reacende o temor de uma nova guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Especialistas alertam para os impactos no comércio global e na estabilidade dos mercados. Na sexta-feira (11), os principais índices de Wall Street registraram quedas significativas, refletindo a preocupação dos investidores com o agravamento da disputa.

A expectativa é de que novas declarações sejam feitas nos próximos dias, enquanto ambos os países mantêm suas posições firmes diante do impasse comercial.

Leia também outras matérias

TCE-AM vai participar do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Redação Zero Hora AM

Mulher coloca estátua de Belzebu no muro de casa e revolta os vizinhos

Redação Zero Hora AM

Governador Wilson Lima destaca parceria com empresas francesas e apresenta potencial econômico do Amazonas

Redação Zero Hora AM
Carregando....