26.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 04:18

​Com apoio do TCE-AM, 1º Congresso de Saneamento Básico dos Tribunais de Contas tem início no ES

Com apoio técnico do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), teve início na quarta-feira (25-set), em Vitória (ES), o 1º Congresso de Saneamento Básico dos Tribunais de Contas.

O evento, que se estenderá até o dia 27, busca promover discussões aprofundadas sobre a universalização do saneamento básico e a eficiência dos serviços prestados, com base nas legislações vigentes e no Marco do Saneamento Básico.

Durante o congresso, o procurador do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, participou como mediador de um dos painéis que tratou dos impactos das mudanças climáticas na gestão dos recursos hídricos e no saneamento básico.

“Trago do Amazonas um abraço caloroso e a disposição firme dos servidores do Tribunal de Contas do Amazonas e do Ministério Público de Contas do Amazonas para participar intensivamente de todas as discussões, eventos e encontros dessa importante temática”, disse o procurador.

As discussões também abordaram estratégias de mitigação e adaptação para enfrentar os desafios trazidos pelas alterações climáticas.

“Estamos em uma época de insegurança, cuja tendência é a exacerbação dos perigos de eventos climáticos extremos. Se a política pública em gestão hídrica e saneamento básico já era complexa, muito mais fica diante do desafio que temos para os serviços e as estruturas de trazer uma salvaguarda para uma era de mitigação e de adaptação dos efeitos das mudanças do clima”, apontou o procurador, ao dar início ao painel.

Para a realização do evento, o TCE-AM desempenhou um papel na mobilização de atores estratégicos para compor a programação, além de colaborar na elaboração de uma agenda junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Esse suporte técnico foi reconhecido tanto pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) quanto pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), que sediou o evento.

O evento, idealizado pela Rede Integrar e realizado pelo IRB, TCE-ES e ANA, conta com 12 painéis distribuídos em seis eixos temáticos que abrangem, entre outros temas, a integração entre a gestão de recursos hídricos e o saneamento, o manejo sustentável de águas pluviais e a eliminação inadequada de resíduos sólidos.

Além de membros e servidores dos Tribunais de Contas, o congresso reúne gestores e servidores públicos de diversas esferas, bem como pesquisadores e representantes de agências reguladoras.

O Congresso continua nos dias 26 e 27, com mais painéis e discussões focadas na fiscalização e controle das políticas públicas de saneamento.

 

Leia também outras matérias

Ministério Público do AM vai apurar cobrança irregular de estacionamento no festival do CSU, após denúncia de Wilker Barreto

Hugo Bronzere

Mecânico tem cabeça esmagada após carro cair de macaco em Manaus

Redação Zero Hora AM

Zona leste de Manaus ganha unidade do Cetam com cursos gratuitos de qualificação profissional

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo