Está prevista para maio deste ano a inauguração do complexo viário Rei Pelé, na zona leste de Manaus. O anúncio foi feito hoje (07-jan) pelo prefeito em exercício e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior.
O complexo viário é construído na antiga bola do Produtor, na zona leste, e alcançou 70% de execução, na parte de construção da trincheira.
Em coletiva de imprensa, Renato Junior atualizou sobre o andamento da obra, divulgando a previsão de liberação, além de anunciar a construção de um novo viaduto na cidade.
“Mesmo com o período de chuvas, a previsão é entregar este viaduto na primeira quinzena de maio. Vale ressaltar que este é um viaduto de grande importância para a cidade de Manaus, beneficiando diretamente as zonas norte e leste”, disse o prefeito em exercício.
“Além disso, neste primeiro trimestre, daremos a ordem de serviço para o Viaduto Passarão, que será localizado na avenida Coronel Teixeira com a avenida Brasil”, acrescentou Renato Junior.
Detalhes da obra
A trincheira interliga os dois sentidos da avenida Autaz Mirim à avenida Itaúba e à avenida Camapuã. As equipes trabalharam na escavação da via e na perfuração dos tirantes. Seguiram com a concretagem dos tirantes e com a instalação da tela de proteção com o concreto projetado.
Na fase atual, os trabalhos seguem com a concretagem e armação da laje inferior por onde passarão os veículos na trincheira no trecho da Autaz Mirim.
Uma das etapas de implantação de drenagem profunda foi finalizada, com o furo direcional. A primeira etapa do projeto, a alça viária, que está em funcionamento e conecta a avenida Autaz Mirim à avenida Camapuã, sentido Cidade Nova, foi concluída em oito meses.
Viadutos
Este será o terceiro viaduto entregue pela prefeitura, em tempo recorde. O primeiro foi o viaduto Prefeito José Fernandes, na avenida Governador José Lindoso, finalizado seis meses antes do prazo previsto em contrato.
O segundo foi o complexo viário Márcio Souza, situado na rua Rio Preto, no bairro Aleixo, zona centro-sul, inaugurado após sete meses de obra.