31 de janeiro de 2026 | 02:56

Concultura leva projeto ‘Beiradão da Cultura’ ao mercadão Adolpho Lisboa

Como parte do programa “Manaus Faz Cultura 2026”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou, na sexta-feira, (30-jan) o lançamento oficial do projeto “Beiradão da Cultura”, no mercado municipal Adolpho Lisboa, no centro histórico da capital.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos bens culturais e artísticos, promovendo inclusão, diversidade e valorização das manifestações regionais.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou que o projeto tem como prioridade democratizar o acesso à cultura, como orienta o prefeito David Almeida.

“Nada melhor do que levar arte e música para os espaços públicos, onde o povo está, garantindo assim uma participação imediata e gratuita, valorizando também os equipamentos culturais do município”, afirmou.

“Estilo musical genuinamente amazonense”

Nesta primeira edição, a programação contou com a apresentação do cantor Adryaninho Star e banda, que animaram o público presente com clássicos no ritmo de beiradão, estilo musical genuinamente amazônico que traduz a identidade cultural das comunidades ribeirinhas.

“Estou muito feliz de estar participando do ‘Beiradão da Cultura’. Quero agradecer à prefeitura pelo espaço, pela oportunidade de mostrar o nosso ritmo em vários lugares de Manaus. A gente vem batendo nessa tecla e divulgando o gênero beiradão, e quem sabe ele alcance o mundo afora”, comentou o cantor.

Público aprovou a novidade

A população que circulava pelo mercado participou ativamente, transformando o espaço em um palco de celebração popular.

“Esse projeto é muito importante para nós amazonenses conhecermos a nossa cultura, prestigiarmos um pouco da música. É uma iniciativa interessante que a prefeitura está promovendo para fomentar a nossa identidade”, disse a estudante de Ciências Contábeis, Camilly Victoria.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), o projeto “Beiradão da Cultura” reforça a integração entre as áreas da cultura e comércio com a valorização dos espaços tradicionais da cidade, possibilitando ainda que a ação seja realizada em outros mercados localizados em outras zonas da cidade.

Com esta iniciativa, a Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), reafirma seu compromisso em transformar os espaços públicos em ambientes de convivência, arte e cidadania, fortalecendo a identidade cultural da cidade e aproximando ainda mais a população de suas raízes.

Leia também outras matérias

Prefeito David Almeida forma 230 candidatos aprovados no curso de formação da Guarda Municipal

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima inicia mais uma edição do Governo Presente com oferta de serviços de cidadania

Redação Zero Hora AM

Bolsa Família e Auxílio Gás: pagamentos começam nesta segunda-feira (23)

Redação Zero Hora AM
Carregando....