O tão esperado concurso da Guarda Municipal de Manaus será lançado no primeiro semestre de 2026, e ampliará ainda mais o efetivo da força de segurança.
O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida, na entrega da segunda base de operações da Guarda Municipal, no bairro de Aparecida, zona sul de cidade.
“Dia 12 de agosto, nós vamos iniciar o curso de formação de mais 150 guardas municipais do cadastro reserva, e eu já anuncio mais um concurso público da prefeitura, que são mais guardas para a Guarda Municipal”, declarou o prefeito.
O novo concurso faz parte de estratégia de ampliar a atuação da Guarda Municipal nas ruas da cidade.
A capital deve alcançar, até o final do ano, o efetivo de 500 guardas armados em atividade.
Bases de operação nos bairros
A nova base inaugurada, localizada em área estratégica, integra o plano de descentralização das forças municipais, que prevê a implantação de seis bases operacionais até o fim da atual gestão.
Segundo Almeida, a unidade da zona leste — com entrega prevista para o próximo mês — será a maior de todas, reforçando o compromisso assumido em seu plano de governo.
Concursos já realizados
Até o momento, o prefeito David Almeida já anunciou três importantes concursos públicos: o da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com 1.500 vagas para professores, pedagogos e profissionais da área técnica e de apoio; o da Manaus Previdência (ManausPrev), com oportunidades para analistas e técnicos previdenciários; e o da Guarda Municipal, previsto para 2026, que reforçará o efetivo com novos guardas armados.