Na abertura da 10ª edição do Festival Olímpico da Educação Infantil, o prefeito David Almeida anunciou a realização do concurso público para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com 1.500 vagas, sendo mil para provimento imediato e 500 para cadastro reserva.
O edital está previsto para ser lançado entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com oportunidades para professores, pedagogos, técnicos administrativos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, arquitetos e outros profissionais da Educação.
O prefeito destacou que o concurso é cumprimento de um compromisso firmado com a população, ainda em sua primeira mensagem anual à Câmara Municipal de Manaus, e reafirmado nesta nova fase de sua gestão.
“Somos, hoje, referência nacional em educação básica entre as grandes cidades. Este concurso é um passo decisivo para garantir qualidade, inovação e equidade na educação pública”, afirmou.
Erradicação do analfabetismo
A iniciativa faz parte de um plano maior para erradicar o analfabetismo em Manaus até 2025, meta já reconhecida pelo Ministério da Educação.
O anúncio de concurso público foi comemorado pelo secretário municipal de Educação, Júnior Mar.
“Manaus, hoje, está entre as cinco melhores cidades do Brasil no índice da Educação, e queremos avançar. Preparem-se, concurseiros! Chegou a hora de brilhar na Semed Manaus!”, destacou o titular da pasta.
Desde 2021, Manaus vem conquistando resultados inéditos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), expandindo projetos estruturantes como o “Aprende Mais”, que fortalece leitura, escrita e oralidade já na educação infantil.
O novo concurso dará fôlego a essa política, garantindo continuidade e qualidade à educação pública municipal.