30.3 C
Manaus
7 de julho de 2025 | 14:36

Concurso Soluções Sustentáveis, do TCE-AM, premia escola de Manaus por solução ambiental

“Foi como ganhar um Oscar”. A frase da diretora Cleny Ferreira Alves resume o orgulho da Escola Almirante Ernesto de Mello Baptista, de Manaus, ao conquistar o terceiro lugar no concurso Soluções Sustentáveis, promovido pela Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

A premiação foi entregue hoje (22-mai).

O projeto “O lixo não é tão ‘lixo’ assim: gerenciamento de resíduos sólidos”, desenvolvido pelos alunos Ludmila Miranda e Davi Ferreira Batista, destacou-se como o melhor da capital amazonense entre os 97 projetos inscritos no concurso.

A proposta envolveu campanhas de conscientização, pontos de coleta de tampinhas e garrafas PET, além da criação de um bueiro inteligente e de produtos de limpeza ecológicos. Sob a orientação da professora Mary Luci Souza Castro Florêncio, a iniciativa mobilizou toda a comunidade escolar em prol de uma causa ambiental.

Incentivo à educação ambiental

Realizado com o objetivo de promover a educação ambiental entre estudantes do ensino fundamental II, o concurso Soluções Sustentáveis alcançou escolas de diversas calhas do Amazonas.

As três melhores iniciativas — de Parintins, Urucurituba e Manaus — foram premiadas com smartphones para os estudantes e datashows para as escolas.

Para a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, o concurso reforça o papel pedagógico do Tribunal e amplia o alcance da cidadania ambiental.

“É inspirador ver o potencial transformador da educação quando unimos conhecimento, criatividade e consciência ambiental. O Tribunal segue comprometido em incentivar ações que aproximem os jovens da responsabilidade coletiva sobre o futuro da Amazônia”, afirmou.

Protagonismo juvenil

Para o conselheiro e coordenador-geral da Escola de Contas, Júlio Pinheiro, o concurso evidencia o protagonismo juvenil na busca por soluções locais e sustentáveis.

“Estamos vendo estudantes que, ainda tão jovens, já se colocam como agentes de mudança em suas comunidades. O concurso mostra que é possível gerar soluções relevantes mesmo em contextos desafiadores. É um estímulo à formação de cidadãos conscientes e atuantes”, declarou.

Presente à cerimônia, a secretária adjunta da Seduc, Edilene Pinheiro, parabenizou os alunos e reforçou o papel da educação ambiental. “É determinante na vida das pessoas. Os estudantes da Escola Almirante Ernesto de Mello Baptista foram criativos, dedicados e merecedores do prêmio”.

A coordenadora do concurso, Michelle Bissoli, também palestrou para cerca de 90 estudantes presentes, abordando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e destacando a importância de pensar o meio ambiente a partir do ser humano. “Todos fazemos parte da natureza. Preservá-la é responsabilidade de todos”, afirmou.

A cerimônia contou com o depoimento da enfermeira Dicelia Assis Batista, mãe do aluno Davi. Emocionada, ela afirmou: “Meu filho se dedicou muito a criar uma alternativa para evitar a poluição. Ver esse reconhecimento do TCE-AM é motivo de muito orgulho para toda a nossa família”.

Leia também outras matérias

Câmara aprova indicação para quebra de contrato com AM Energia, sugerida pelo vereador Sassá

Redação Zero Hora AM

Dólar fecha último pregão em queda de 0,12%, cotado a R$ 6,10.

Redação Zero Hora AM

Mulheres rebolam e mostram calcinha em posto de combustíveis no bairro Alvorada

Redação Zero Hora AM
Carregando....