26.3 C
Manaus
5 de abril de 2025 | 21:13

Contratação direta dos profissionais da Saúde pelo governo do AM está perto de virar realidade

Até o final do ano, os profissionais terceirizados que atuam na Saúde Pública do Amazonas devem ser contratados diretamente pelo governo do Estado, que posteriormente fará concurso público para o preenchimento das vagas.

A avaliação é do deputado estadual Wilker Barreto, que hoje (20-set) conversou com um grupo de profissionais terceirizados que compareceu à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Diante de aproximadamente 60 trabalhadores, o parlamentar anunciou que o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) da Saúde, para contratação dos profissionais, foi encaminhado pelo Executivo Estadual ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) para análise do órgão de controle.

Na tribuna da Aleam, Wilker reiterou que a presença dos trabalhadores no Parlamento Estadual reforça a adesão da categoria pela aprovação do TAG.

Costurada desde março pelo parlamentar juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas e Religiosas e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas (Sindpriv-AM), a medida deve combater os atrasos salariais de profissionais terceirizados que atuam nas unidades de Saúde do Amazonas.

“Informei agora há pouco para a enfermeira Graciete (presidente do Sindpriv) que o projeto foi para os cuidados do Tribunal de Contas do Estado”, afirmou Wilker Barreto.

“A vinda de vocês aqui, na Aleam, é importante porque existe hoje, por parte das empresas, uma campanha de desinformação. Elas não querem acabar com os contratos porque é vantajoso, só não é para os empregados. A TAG vai sair! E não esqueçamos que o objetivo da TAG é sair dessa escravidão do trabalho terceirizado”, explicou o deputado.

Wilker voltou a defender que a proposta de contratação direta dos profissionais terceirizados irá gerar salários em dia, além de trazer economicidade aos cofres públicos.

Por fim, o parlamentar salientou que a expectativa é de um desfecho positivo até o final do ano.

“A TAG já foi construída, está nos ajustes finais. Estamos falando de milhões em economia e já há um consenso nesta Casa para que, ainda neste mês de setembro, possamos votar por essa importante solução para acabar com os atrasos de salários na Saúde”, finalizou.

Leia também outras matérias

Wilson Lima, Ministério das Cidades e Secretaria do Patrimônio da União assinam contrato para construção de moradias populares em antigo prédio da Receita Federal

Redação Zero Hora AM

Entenda como vai funcionar a nova caixa postal digital e personalizada

Redação Zero Hora AM

Universidade de Fortaleza, parceira do Ciesa, é homenageada pela Aleam por iniciativa de Wilker Barreto

Hugo Bronzere
Carregando....