25.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 00:05

Cooperação técnica entre UEA, Ufam e Fapeam garantirá programa de redução de assimetrias na pós-graduação

Com o objetivo de reduzir as assimetrias nos Programas de Pós-Graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Capes, realizou  reunião de alinhamento dos projetos apoiados no âmbito do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG).

A cerimônia foi realizada na sede da Fapeam, no bairro Flores, em Manaus. O PRAPG, edital nº 014/2023, é uma parceria da Fapeam e da Capes e conta com investimentos de R$ 5,3 milhões.

O programa tem o objetivo de contribuir para a melhoria do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e para a redução das assimetrias de qualidade identificadas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs) avaliados no Amazonas.

Parceria técnica

No evento, a diretora–presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que os programas de pós-graduação apoiados, por meio do PRAPG, estão no conceito 3, conforme as avaliações dos três últimos ciclos da Capes, e que parceria trabalha, fortemente, em prol deles saltarem para 4.

“Queremos que esses cursos de pós-graduação das instituições alcancem os conceitos máximos, de acordo com a escala estabelecida pela Capes.  Para isso, eles precisam de apoio e a capacitação de pessoas tem sido uma prioridade do Governo do Amazonas, via Fapeam, que investe intensamente, por meio de bolsas e auxílios-pesquisa em nossos programas de pós-graduação”, disse Márcia Perales.

Projetos selecionados

No total, quatro projetos foram selecionados na chamada do PRAPG, edital nº 014/2023, da Fapeam, são eles: 1) Programa Estratégico de Redução de Assimetrias no Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); 2) Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Amazonas (Ufam); 3) Ações Futuras do PPGCTRA: Direcionamento e Acompanhamento visando Otimizar Resultados, da Ufam e 4) Desenvolvimento de Atividades Didático-Acadêmicas para o Fortalecimento do Programa de  Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, da Ufam.

Resgate a programas de pós-graduação

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA, Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, o PRAPG surge como uma forma de resgatar alguns programas de pós-graduação no Brasil, que estavam passando por dificuldades e que estão em regiões de assimetria.

“A Fapeam entra nessa parceria de forma muito significativa, sendo a Fundação que mais investe em bolsas para os programas de pós-graduação, em iniciação científica e apoia alunos do ensino médio. Para nós da UEA, o papel da Fapeam é fundamental, porque garante esse financiamento”, completou o pró-reitor da universidade.

Representando a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Karla de Jesus, disse que iniciativas como essa fazem a diferença em relação ao próximo ciclo avaliativo desses cursos.

“Eu acredito que é algo positivo para gente poder, de fato, estar representando os programas da região Norte com outro semblante” destacou Karla, acrescentando que a ação deve colher resultados positivos daqui a alguns anos.

O coordenador do projeto “Programa Estratégico de Redução de Assimetrias no Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia”, da UEA, Jair Max Furtunato Maia, afirmou que a parceria vem para fortalecer esses programas de pós-graduação no Amazonas. “A expectativa é que a gente alcance a nota quatro até 2028”, disse o coordenador.

Leia também outras matérias

Empresário Abilio Diniz morre aos 87 anos em São Paulo

Redação Zero Hora AM

Governo manda avião presidencial para buscar brasileiros em Gaza

Redação Zero Hora AM

Sete cidades do Rio de Janeiro podem ganhar novos canais de TV digital

Redação Zero Hora AM
Carregando....