27.3 C
Manaus
17 de fevereiro de 2026 | 23:14

Covid-19: afastamento de até 10 dias do trabalho não exige atestado médico

Atenção trabalhador! O Ministério do Trabalho e Previdência informou hoje (28-jan) que trabalhadores com sintomas de Covid-19 ou com diagnóstico confirmado para a doença não precisam apresentar atestado médico às empresas e devem ser afastados do trabalho presencial.

De acordo com o ministério, a apresentação de atestado só é necessária caso o afastamento dure mais de 10 dias.

Portaria interministerial publicada esta semana prevê que trabalhadores que tiverem contato com pessoas com diagnóstico confirmado de Covid-19 devem também ser afastados do trabalho presencial sem a necessidade de apresentação de atestado médico.

“Contudo, se o trabalhador precisar ficar afastado por mais tempo, o atestado se faz necessário”, destacou o ministério.

Ainda de acordo com a portaria, a empresa pode reduzir o período de afastamento das atividades presenciais para sete dias desde que o trabalhador esteja sem febre há 24 horas, sem uso de medicamento antitérmicos e com remissão de sinais e sintomas respiratórios.

Deve ser considerado o primeiro dia de isolamento o dia seguinte ao início dos sintomas ou a data da coleta de teste RT-PCR ou de teste de antígeno.

O texto também destaca que a empresa deve orientar os empregados afastados a permanecerem em suas residências, além de assegurar a manutenção da remuneração durante o período de afastamento.

As medidas, segundo o ministério, foram adotadas com o objetivo de evitar um aumento ainda maior de infecções por Covid-19 provocadas pela alta incidência da variante Ômicron.

Leia também outras matérias

“Bolsonaro está ao lado dos amazonenses”, afirma dep. Pablo ao comentar mudança no decreto do IPI

Redação Zero Hora AM

Menina de seis anos cai do 11º andar e morre; pai tinha saído com a namorada

Redação Zero Hora AM

Projeto dos direitos das mães solo, de Eduardo Braga, é aprovado no Senado

Redação Zero Hora AM
Carregando....