O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou hoje (13-nov), em entrevista a uma emissora de rádio, importantes obras, medidas e ações para a mobilidade urbana, Segurança Pública e Saúde na capital amazonense.
Entre as medidas planejadas para o trânsito estão a interligação da avenida Max Teixeira, na zona norte, com a avenida do Futuro, na zona oeste, e da avenida Maneca Marques com a Ephigênio Salles, na zona centro-sul.
David anunciou também a construção do complexo viário da Arena da Amazônia, que dará mais fluidez no percurso que abrange do Terminal 1 (T1) até a barreira de fiscalização federal, impactando o trânsito da cidade de norte a sul.
A avenida Constantino Nery vai receber intervenção também na altura do viaduto com a Darcy Vargas, no bairro Chapada.
Todos esses quatro projetos de mobilidade urbana receberam sinalização positiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para repasse de recursos que somam R$ 495 milhões.
A confirmação da parceria entre prefeitura de Manaus e o governo Federal aconteceu ontem (12-nov), durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília.
Entrevista
Na entrevista à rádio, David destacou que outra obra de grande impacto para quem circula por Manaus será a construção do complexo viário da zona oeste.
“Será ali na saída da avenida Brasil com a Coronel Teixeira. E já temos o recurso. A licitação está sendo finalizada para o início das obras em 2 de janeiro”, disse o prefeito.
Em relação à frota de ônibus da capital, a meta do prefeito é entregar até 120 novos ônibus por ano, alcançando o número de 480 veículos entregues nos próximos quatro anos.
Segurança e Saúde
Na área de Segurança, o prefeito relembrou a formatura de mais de 200 guardas municipais no mês passado, que vão atuar na patrulha da capital, em janeiro de 2025.
Na pauta da Saúde, o prefeito anunciou que estão sendo finalizados os projetos para construção do Hospital Municipal Dia e também da Cidade do Autista.
G20 Social
Na entrevista, David confirmou que vai participar da Cúpula do G20 Social, na quinta e sexta-feira, 14 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
O G20 Social reúne instituições, organizações e acadêmicos, que vão apresentar propostas nas áreas de combate à fome, à pobreza e à desigualdade social; como também desenvolvimento sustentável e reforma da governança global.