32.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 14:52

David Almeida confirma inauguração do complexo viário Rei Pelé para o dia 16 de junho

O prefeito de Manaus, David Almeida, conduziu, hoje (02-jun) de manhã, uma visita técnica com jornalistas ao canteiro de obras do complexo viário Rei Pelé, na zona Leste da capital.

Com 98% dos serviços executados, a entrega do empreendimento, o maior da história recente da mobilidade urbana na região, está confirmada para o próximo dia 16.

Acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Renato Junior, David apresentou em detalhes o avanço das frentes de trabalho que atuam em ritmo acelerado nas últimas etapas da obra.

Vistoria da obra

A vistoria faz parte de um esforço da gestão para dar transparência, protagonismo técnico e política pública consistente aos investimentos estruturantes em andamento na cidade.

“Estamos bem embaixo da rotatória do Produtor, onde executamos 22 mil metros quadrados de obra e utilizamos mais de 9.500 metros cúbicos de concreto. Só de trincheira, são 569 metros, com 270 metros de túnel. A rotatória foi preservada e será devolvida à população totalmente reformada, com espaços de lazer e esportes”, destacou o prefeito.

“Viaduto multinível”

O complexo viário Rei Pelé é uma obra multinível, composta por três estruturas integradas: túnel subterrâneo, pista de superfície e elevado, permitindo a segregação e fluidez do tráfego nas vias Itaúba, Autaz Mirim e adjacências.

A expectativa é de que o novo sistema elimine os gargalos históricos da região da rotatória do Produtor, beneficiando milhares de motoristas e usuários do transporte público diariamente.

Além de resolver um problema crônico de mobilidade, o espaço será um novo polo de convivência urbana.

A prefeitura vai entregar à população uma estrutura completa com pista de caminhada, playground, academia ao ar livre, quadra de zumba com palco, quadra coberta para basquete, pista de skate coberta e até um espaço para lutas, promovendo saúde, lazer e qualidade de vida.

“É a prefeitura investindo na humanização dos seus espaços. Estamos mudando e transformando Manaus com trabalho sério e comprometido”, reforçou David Almeida.

Recursos 100% municipais

Inicialmente orçada em R$ 81 milhões, a obra foi firmada por meio de convênio com o governo do Estado. No entanto, após o repasse de apenas R$ 30 milhões em janeiro de 2023, o cronograma financeiro estadual foi interrompido, o que motivou a prefeitura a distratar o convênio e assumir a totalidade do investimento com recursos próprios.

A construção do complexo viário Rei Pelé integra um robusto pacote de investimentos da Prefeitura de Manaus voltado às zonas Leste e Norte, regiões historicamente carentes de infraestrutura pesada.

Obras como a construção do Parque Temático Gigantes da Floresta, novas unidades de saúde, implantação de duas unidades do Prato do Povo, recapeamentos e projetos de urbanização, revitalização de áreas públicas como a praça do Jorge Teixeira, além da construção de um Núcleo Operacional da Guarda Municipal na localidade e ações sociais do programa ‘Manaus Mais Cidadã’, refletem o compromisso da atual gestão com o reequilíbrio territorial e o desenvolvimento sustentável da cidade.

Leia também outras matérias

Bolsa Família e Auxílio Gás: pagamentos começam nesta terça-feira (17)

Redação Zero Hora AM

Prefeito de Manaus em exercício Renato Junior vistoria as obras de reforma da feira do São Jorge, próxima na fila de entregas

Redação Zero Hora AM

Terminal de ônibus em Manaus terá detector facial para identificar usuários

Redação Zero Hora AM
Carregando....