Manaus recebeu hoje (03-jan) 20 ônibus equipados com ar-condicionado, câmeras de segurança e tecnologia de baixa emissão de poluentes, que vão integrar a frota do transporte coletivo da capital.
A entrega dos veículos foi feita pelo prefeito David Almeida, que destacou que a partir de agora a cidade terá 420 ônibus novos adquiridos nesta gestão.
Em discurso, o prefeito destacou os desafios enfrentados e os avanços alcançados durante sua administração.
“Quando assumimos, apenas 8% da frota tinha ar-condicionado. Hoje, esse índice ultrapassa 40%. Com a inclusão de veículos seminovos, renovamos quase 70% da frota circulante, garantindo mais conforto e dignidade aos usuários”, disse David Almeida.
O prefeito também reforçou que, mesmo diante das adversidades financeiras e da herança de dívidas deixadas por gestões anteriores, foi possível priorizar investimentos estratégicos.
“Apesar de herdarmos uma dívida de quase R$ 3 bilhões, nossa gestão foi a que mais asfaltou ruas, recuperou campos, ramais e áreas degradadas. Isso é reflexo de uma administração focada em entregar resultados concretos para a população”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito e presidente interino do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Renato Junior, reforçou o compromisso com a continuidade das melhorias no sistema.
“A frota renovada oferece mais conforto e segurança, mas o desafio agora é ampliar ainda mais esses avanços, implementando intervenções no trânsito e ajustando a mobilidade urbana para atender a uma cidade em constante crescimento”, garantiu.
“Impacto positivo”
O diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), César Tadeu Teixeira, enfatizou o impacto positivo da gestão atual no transporte coletivo.
“Hoje, Manaus é a única cidade do Brasil que realiza mais de 99% das viagens programadas. Temos um dos melhores sistemas de bilhetagem eletrônica do mundo, com pagamento via Pix, cartão de crédito e um aplicativo que informa horários em tempo real. Esses avanços não seriam possíveis sem o empenho da gestão municipal”, destacou.
Compromisso com o futuro
Os novos ônibus, que irão operar nas zonas norte e oeste, são do modelo Euro 6, reduzindo em até 60 vezes as emissões de poluentes em comparação com veículos mais antigos.
Além disso, a prefeitura planeja implementar faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade, como Constantino Nery e Torquato Tapajós, para garantir mais fluidez no trânsito e redução do tempo de viagem aos passageiros.