Foi aberto hoje (18-ago), pela Prefeitura de Manaus, o “2º Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal”, destinado a 138 candidatos aprovados no concurso público realizado em 2023.
A solenidade ocorreu no auditório da sede do Poder Executivo municipal, bairro Compensa, zona Oeste, com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida, do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto de Siqueira Neto, do secretário-chefe da Casa Militar, capitão William Dias, e demais autoridades.
“É uma grande satisfação para a Prefeitura de Manaus dar início ao segundo curso de formação da Guarda Municipal, que representa um passo fundamental no fortalecimento da segurança pública da nossa cidade”, afirmou o prefeito David Almeida.
Treinamento
Coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o curso terá duração aproximada de dois meses e meio.
Nesse período, os participantes receberão atividades teóricas, práticas e estágio supervisionado no festival “#Sou Manaus Passo a Paço 2025”, além de uma bolsa equivalente a 50% da remuneração inicial do cargo.
Os aprovados que concluírem o curso serão nomeados até novembro e passarão a integrar o efetivo já em dezembro, atuando, inicialmente, no centro da cidade.
“A partir de novembro, os aprovados serão contratados e, em dezembro, assumirão as funções, atuando diretamente na revitalização e na segurança do Centro, resgatando esse espaço para moradores, lojistas e visitantes”, destacou o prefeito.
Mudança na Guarda Municipal
Criada há 77 anos, a Guarda Municipal de Manaus (GMM) atuou por décadas apenas como guarda patrimonial. A partir da atual gestão, iniciou o processo de transição para uma corporação armada.
“Durante 74 anos, a Guarda Municipal foi exclusivamente patrimonial. Na nossa gestão, tivemos a coragem de fazer a transição para uma guarda armada, estruturada, equipada e treinada. Nosso objetivo é chegar a mil homens e mulheres armados até 2029, oferecendo uma contribuição concreta para a segurança pública de Manaus”, explicou o chefe do Executivo municipal, David Almeida.
O secretário municipal de Segurança Pública, Alberto de Siqueira Neto, destacou a importância da capacitação dos novos agentes.
“Servir com respeito e dedicação”
“Este segundo curso de formação representa mais um passo importante no fortalecimento da nossa Guarda Municipal. Estamos investindo na capacitação dos novos agentes, para que estejam preparados técnica e humanamente a servir Manaus com dedicação, disciplina e respeito à população”, destacou.
Entre os participantes, a candidata Thayane Colombo ressaltou a importância do momento e a responsabilidade assumida pela nova turma.
“Quero agradecer ao prefeito David Almeida pela nossa convocação e ao secretário Alberto de Siqueira pela confiança depositada em nós. Estamos conscientes da importância do nosso trabalho e da responsabilidade que assumimos. Tenho ótimas expectativas em relação ao curso e acredito que, ao final, estaremos plenamente preparados para servir à população de Manaus”, salientou.
Mais investimentos
Além da ampliação do efetivo, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou mais investimentos: a construção de um quartel próprio da Guarda Municipal, com academia completa de treinamento.
“Nosso próximo passo será a construção do quartel da guarda, com academia completa, para oferecer ainda mais qualidade à formação e ao trabalho de vocês”, disse o prefeito, dirigindo-se aos candidatos.
Ao final, David Almeida destacou o papel fundamental da corporação na proteção da população. “Desejo sucesso a todos. Que cada um conclua o curso com êxito e se junte a nós no compromisso de proteger, servir e cuidar da população de Manaus”, concluiu.
Avanços
Antes da gestão David Almeida, a Guarda Municipal atuava apenas como guarda patrimonial, com recursos limitados: contava com apenas dois veículos, ambos com mais de 14 anos de uso, e não possuía armamento adequado para atuação nas ruas.
Desde 2021, a prefeitura realizou investimentos estruturais significativos: adquiriu novas viaturas, forneceu armamento e equipamentos modernos, ampliou o efetivo e criou núcleos operacionais estratégicos, fortalecendo a presença da guarda na cidade e preparando-a para se tornar uma futura Polícia Municipal, atuando com mais eficiência na proteção da população.