31.3 C
Manaus
24 de junho de 2024 | 12:58

De autoria de Caio André, projeto de incentivo ao esporte adaptado avança na CMM

De autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), avançou hoje (11-dez) o Projeto de Lei (PL) nº 143/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade da existência de categoria adaptada para Pessoas com Deficiência (PCDs) em competições esportivas públicas ou particulares, realizadas em Manaus.

A propositura, que já tinha sido aprovada pela 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara, também pela apreciação da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, agora segue para a 17º Comissão de Esportes da CMM.

“É de fundamental necessidade que essa parcela da população seja incentivada a praticar esportes. Esse PL buscar justamente isso, a inclusão e o incentivo, tivemos agora os jogos Parapan-Americanos e percebemos o quanto nosso país é forte nos esportes adaptados”, destacou Caio André.

O projeto defende que o esporte é uma alternativa para os deficientes que buscam superar limitações físicas e se tornarem atletas de alta performance.

O texto detalha que, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, existem no Amazonas cerca de 790.647 pessoas que possuem alguma deficiência.

“O PL segue justamente esse pensamento, de incluir e dar destaque para os para-atletas. Quem sabe temos aqui em Manaus possíveis campões paraolímpicos, e não podemos deixar essas oportunidades passarem”, concluiu Caio André.

 

Leia também outras matérias

Filó é devolvida a influencer após decisão da Justiça do Amazonas

Redação Zero Hora AM

TVs Globo e A Crítica vão dividir transmissão no Festival de Parintins

Hugo Bronzere

Governo do AM recebe representante do Governo Federal para articular ações de combate à estiagem

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo