O último debate entre os candidatos que buscam a Presidência da República será realizado pela TV Globo nesta quinta-feira (29-set), às 22h30 (horário de Brasília), logo depois da novela Pantanal. Em Manaus o debate será transmitido pela afiliada da Globo (TV Amazonas) às 21h30.
Participarão do debate presidencial sete dos onze candidatos à Presidência da República.
O critério é que os presidenciáveis representem partidos com no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional, e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), portanto, são os candidatos que participarão do embate.
Como será o último debate presidencial na TV Globo
No último debate presidencial as perguntas serão feitas sempre em confronto direto entre os candidatos. Serão quatro blocos de debate. O primeiro e o terceiro blocos serão de perguntas de tema livre, enquanto o segundo e o quarto terão perguntas com assuntos preestabelecidos. Os candidatos farão suas considerações finais ao final do quarto bloco.
O último debate presidencial antes do primeiro turno pode ser assistido na TV Globo, no G1 e no Globoplay.
Quando serão as eleições 2022
O primeiro turno das eleições 2022 acontecerá em 2 de outubro das 8h as 17h no horário de Brasília (GMT-3). Já o segundo turno está previsto para acontecer no dia 30 de outubro no mesmo horário.
Em dezembro de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu unificar o horário das votações nas eleições, o que significa que todos os estados seguirão o horário de Brasília.
No fuso horário do Acre (GMT-5), com duas horas a menos que a capital, as votações terão início às 6h e terminarão às 15h. Já no horário do Amazonas (GMT-4), que engloba Rondônia, Roraima, o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, o pleito acontecerá das 7h as 16h, tendo o fuso uma hora de diferença de Brasília. Em Fernando de Noronha (GMT-5), que é adiantado em uma hora, as votações acontecerão das 9h as 18h.
No primeiro turno, os eleitores votarão, no âmbito executivo, para governador e presidente, e, no legislativo, para senador, deputado estadual e deputado federal. Caso seja necessário, o segundo turno das eleições só acontece para cargos do executivo.