Na manhã desta quarta-feira, (31-mai), o deputado estadual Comandante Dan (PSC), levou ao plenário da Assembleia Legislativa (Aleam) uma linha do tempo da luta das forças policiais pela garantia da data-base 2023. O parlamentar declarou que não se concede aumento real aos policiais desde 2019.
Na condição de Presidente da Comissão da Segurança Pública da Aleam, Dan Câmara afirmou que chamou para si a intermediação entre as diferentes associações representativas da categoria e que, desde de 17 de fevereiro deste ano, vêm desenvolvendo ações para a intermediação da campanha salarial da categoria.
“O dia 21 de abril, consagrado a Tiradentes, o patrono das polícias militares, se convencionou como o prazo limite para o anúncio da data-base por parte do Executivo Estadual, mas até agora tudo o que conseguimos foi a resposta de que está em estudo”, declarou o deputado.
Ele lembrou que os policiais estão com sobrecarga de trabalho, pois há um déficit de 8 mil profissionais: atualmente são 7 mil componentes da tropa, quando o número projetado como o adequado é de 15 mil.
Dan Câmara deu conta que teria uma reunião com o Secretário de Governo, Sérgio Littaif, na última terça-feira, 30 de maio, para obtenção de respostas, mas que a reunião foi desmarcada sem justificativas.
“Sinceramente, fico estarrecido com com a falta de interesse de gestores que estão nomeados para tratar dos interesses dos servidores públicos; será que precisaremos de um movimento semelhante ao dos profissionais da educação para chamarmos atenção sobre a pauta?”, concluiu o deputado do PSC.
Dan Câmara afirmou ainda que há outros direitos dos policiais em jogo e lembrou o mandado de segurança coletivo impetrado pela Associação das Praças da Policia e Bombeiros Militar do Amazonas (Appbmam), que obteve vitória judicial este ano e garantiu a promoção de policiais militares.