26.3 C
Manaus
14 de outubro de 2025 | 15:44

Dep. Wilker Barreto lamenta morte de Amazonino Mendes e enaltece legado deixado pelo ex-governador

“Grande líder, gestor, amigo e dono de um legado ímpar”. Foi assim que o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) resumiu, em poucas palavras, a representatividade do ex-governador Amazonino Armando Mendes, que faleceu na manhã de domingo (12-fev), aos 83 anos, em São Paulo.

Considerado o maior nome da cena política do Amazonas, o ‘Negão’ teve quatro mandatos de governador, um de senador e três como prefeito de Manaus.

Ele estava internado no hospital Sírio Libanês desde novembro do ano passado, na capital paulista, para tratar uma diverticulite aguda, mas teve a saúde agravada nos últimos dias por problemas respiratórios. O político deixa três filhos.

Admirador da sabedoria em gestão de Amazonino, Wilker Barreto lamentou a morte do ícone político e enalteceu a vasta experiência do ex-governador em administrar o Estado, frisando, em nota, os principais feitos ao Amazonas.

“O Amazonas perde o maior político que esse Estado já teve, dono de uma história carregada de conquistas e lutas históricas em prol do povo amazonense. Deixa um legado imensurável, como a construção de grandes hospitais, a exemplo o Hospital 28 de Agosto, Hemoam, Fundação de Medicina Tropical, Hospital Francisca Mendes; também encabeçou o Bumbódromo de Parintins, além de outras inúmeras obras que mudaram a vida dos amazonenses. Na educação, uma das mais expressivas, está a criação da Universidade Estadual do Amazonas, a UEA, somente um sábio para estimular seu povo a evoluir através da formação, e isto foi feito pelas mãos de um ser humano genial. Registro meus sentimentos à família, especialmente aos três filhos, e aos demais amigos por este momento de profunda dor, obrigado Negão por tudo!”, afirmou Barreto.

A grande ligação de Wilker com Amazonino foi evidenciada nas eleições municipais de 2020, quando o Negão anunciou sua candidatura para prefeito de Manaus, tendo Wilker como seu vice, na chapa formada pelo partido Podemos.

“Conhecer e trabalhar ao lado do Amazonino é, sem dúvida, uma das maiores gratidões que tenho na vida. Sua experiência e capacidade em administrar a coisa pública, sempre respeitando a realidade amazonense, me fizeram aprender e crescer muito na trajetória política. Hoje descansa um grande líder e conhecedor do Amazonas, mas fica um legado ímpar para o Estado, serei eternamente grato a todos os ensinamentos deste gestor, deste amigo. Ele realmente amava o Amazonas. Estava no sangue”, afirmou o parlamentar.

Leia na íntegra a nota de pesar do deputado estadual Wilker Barreto.

https://linkerfit.me/JfdYbDeqStuGeKQ

 

 

Leia também outras matérias

Banda Di Bubuia é atração do Festival Sesi Cultura Infância, no Largo de São Sebastião, terça-feira (16)

Hugo Bronzere

UEA vai sediar 7ª edição da Feira Empreendedora

Hugo Bronzere

Crianças encontram corpo boiando em igarapé poluído na zona norte de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....