O deputado Dermilson Chagas (Republicanos) voltou a cobrar que o Governo do Amazonas pague a data-base dos policiais e bombeiros militares. O parlamentar cobrou também o pagamento das promoções da Corporação, que deveria ter sido efetuada em agosto.
Dermilson exigiu, ainda, o escalonamento dos investigadores e escrivães da Polícia Civil.
O deputado conseguiu provar que foi alvo de fake news por parte de alguns militares, pois quando ele afirmou que o pagamento da data-base não poderia ser feito em período eleitoral, os representantes de associações da PM divulgaram um vídeo nas redes sociais dizendo que a notícia era falsa e que o pagamento da data-base poderia ser feito durante o período eleitoral.
No vídeo, o qual foi exibido hoje no telão do plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Amazonas (AOPBMAM), tenente-coronel Emerson Figueiredo, faz a seguinte afirmação:
“(sic) Foi tratado diversos assuntos, mas o principal deles foi em relação à questão da data-base. O comandante-geral nos explicou toda a situação e toda a tratativa que (sic) tá tendo com o Governo do Estado. O Governo do Estado está ciente da data-base. Tá fazendo um planejamento porque não é uma coisa que atinge somente a Polícia Militar, atinge todo o estado e, em breve, vai estar anunciando o que vai ser realizado em detrimento não só a Polícia Militar, mas a todos os servidores públicos. É importante salientar aqui que essa fake news que estão falando de que não pode pagar por conta de época eleitoral não existe. Data-base é uma lei que foi estipulada há muito tempo atrás. Ela não é reajuste. É uma reposição inflacionária. E também (sic) foi tratado outros assuntos que o Igo vai falar pra vocês”.
Os outros dois representantes que aparecem no vídeo apoiando a fala do tenente-coronel Emerson Figueiredo, são o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Estado do Amazonas (Asspbmam), sargento Francisco Pereira da Silva e o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Amazonas (ACS), sargento Igo Silva.
Veja o vídeo.
Entretanto, apesar dos três afirmarem que o pagamento seria feito, até hoje nenhum PM recebeu a data-base.
“Eu quero saber da data-base que não pagaram até agora e que o próprio coronel, que é próximo ao governador, está dizendo que o problema não é a data-base e que não há problema com o período eleitoral”, afirmou Dermilson.
“Quero cobrar também as promoções. Cadê as promoções da Polícia Militar? E aproveito para cobrar o escalonamento da Polícia Civil que não deram. Dinheiro tem. E cadê esse dinheiro?”, questionou o deputado.
Saúde continua com problemas
Dermilson Chagas aproveitou a sessão plenária para denunciar que o Governo do Amazonas também não pagou a empresa responsável pelas passagens aéreas das pessoas transplantadas que fazem tratamento em outro Estado, por meio do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Como a empresa não recebeu o pagamento, os pacientes estão sem condições para retornar ao Amazonas.
“Ontem me procurou o presidente da Associação dos Transplantados de Fígado, Jairo Freitas, e eu fiz um vídeo pedindo ao governador para comprar passagens, para eles fazerem exames e consultas e não morrerem”, destacou o deputado.
“Hoje, o governador se sensibilizou e vai fazer o decreto para pagar a empresa que ajuda as pessoas que precisam fazer o TFD”, frisou Dermilson Chagas.