29.3 C
Manaus
1 de maio de 2024 | 21:07

Deputado Felipe Souza explica como ficará o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) após assinatura de decreto federal

Na Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado estadual Felipe Souza (Patriota) falou sobre a assinatura do decreto que qualifica a Organização Social (OS) sem fins lucrativos que vai gerir o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

A ação é fundamental para ampliar pesquisas, desenvolvimento e inovação por meio de parcerias entre entidades públicas e privadas. O decreto foi assinado em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

O CBA tem como objetivo criar alternativas econômicas inovadoras e sustentáveis para aproveitar a biodiversidade amazônica, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico da região com sustentabilidade.

Por meio de pesquisas com matérias-primas locais, desenvolvem-se medicamentos, alimentos, cosméticos e até energias renováveis.

Felipe Souza destacou os benefícios que a ação trará à Organização Social qualificada para gerir o CBA. “Essa ação vai permitir que a captação de recursos seja ampliada e que o desenvolvimento Biotecnológico no Amazonas seja ainda maior, atraindo muitos investidores. Vejo como um grande propulsor da economia para o nosso estado”, declarou.

O governador em exercício do Amazonas, Tadeu de Souza, ressaltou que a assinatura é “uma conquista e uma superação” que irá resolver uma disfunção no ambiente de negócios da região amazônica, com soluções inovadoras.

Futuro do CBA

O Centro de Bionegócios da Amazônia é composto por mais de 30 unidades componentes, como laboratórios, unidades de apoio tecnológico, unidades de apoio técnico e áreas administrativas, todas dotadas de modernas instalações.

Organização Social

O edital de chamamento público para a escolha do gestor, como OS, foi lançado em 2022 para posicionar o CBA como centro de inteligência, apoio e fomento às iniciativas que promovam o aproveitamento econômico, racional e sustentável da biodiversidade da Região Amazônica.

A qualificação da Organização Social é uma importante conquista para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Leia também outras matérias

Conselheiro do TCE-AM e representantes do Controle Externo se reúnem com ministro das Relações Exteriores, em Brasília

Redação Zero Hora AM

Suspeito de participar da morte de policial em Manaus é preso pela Polícia Civil

Redação Zero Hora AM

Faculdade de Medicina da Fametro não acata decisão judicial e poderá pagar multa de R$ 20 mil

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo