31 de janeiro de 2026 | 10:11

Deputado Pablo vota a favor da PEC que garante piso de três salários mínimos a agentes comunitários de Saúde

Agentes comunitários de Saúde e os de combate às endemias que possuem curso técnico podem ganhar, em breve, o piso salarial de três salários mínimos, garantido pela Constituição Federal.

É o que prevê a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2022, que ontem (24-08) recebeu parecer favorável do relator da medida, deputado federal Delegado Pablo (UB-AM).

O parecer foi apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e foi comemorado por agentes comunitários de Saúde em todo Brasil.

No parecer, Pablo argumenta que a PEC 18/2022 leva dignidade a milhares de profissionais que cuidam da saúde da população brasileira, seja nas grandes cidades ou nas localidades mais distantes.

Pablo acrescenta que a PEC “não “malfere quaisquer das cláusulas pétreas da Constituição Cidadã de 1988”. No texto encaminhado à CCJ, Pablo diz que votou a favor da admissibilidade da PEC.

“É o reconhecimento do trabalho realizado por milhares de agentes de Saúde e de combate a endemias. Há anos eles esperam por esse justo reconhecimento”, acrescentou Pablo.

Veja o que diz o parecer assinado pelo deputado Pablo.

PRL 2- PEC 18-2022 (2)

Repasse federal para governos estaduais e prefeituras

Para garantir que a medida seja cumprida, a PEC estabelece que a União repassará aos Estados, municípios e ao Distrito Federal o vencimento de três salários mínimos garantido pelo projeto.

Objetivo é auxiliar os governos estaduais e prefeituras que não tenham condições financeiras de arcar com os custos da medida.

Leia também outras matérias

Receita alerta para golpe de saque imediato da restituição do IRPF

Redação Zero Hora AM

Arthur Virgílio Neto afirma que pretende se candidatar nas eleições de 2026

Redação Zero Hora AM

Vídeo – Ator da Globo canta toada de Isabelle, ao vivo, no programa Encontro

fabiocosta
Carregando....