26.3 C
Manaus
24 de junho de 2024 | 11:29

Descobertos anticorpos capazes de neutralizar as variantes da Covid-19

O mundo ainda se mantém em estado de pandemia por Covid-19, e a culpa é, provavelmente, das sucessivas variantes. A ciência tem criado soluções de proteção, mas as variantes do SARS-COV-2 têm complicado todo o cenário. Recentemente foram descobertos anticorpos que podem neutralizar as variantes do coronavírus.

Uma equipe de cientistas internacional anunciou que conseguiu identificar anticorpos capazes de neutralizar as variantes do vírus SARS-COV-2. Este vírus tem tido várias variantes, destacando-se atualmente a ômicron.

Segundo o que foi agora revelado, o tipo de anticorpos descobertos podem atacar partes da proteína “spike”, a chave mestra que o vírus SARS-COV-2 usa para infectar células do corpo, que não são alteradas por mutações. O estudo foi publicado na revista “Nature”, onde é revelado que esta descoberta abre a porta ao desenvolvimento de novas vacinas e tratamentos que serão eficazes para variantes que eventualmente venham a surgir no futuro.
A variante ômicron acumula 37 mutações na proteína “spike”, que se agarra às células, invadindo e, por consequência, gerando infeção. Esta é a principal hipótese para justificar a velocidade com que esta nova variante se dissemina, bem como a sua capacidade de reinfectar e reduzir a eficácia da vacina.

Nos testes realizados, o estudo revela que quem tinha tomado as vacinas da Pfizer-BioNTech, Moderna e AstraZeneca mantiveram a imunidade à ômicron, mas reduzida entre 20 e 40%, muito mais baixa do que contra outras variantes. A dose de reforço demonstrou ter a capacidade de restaurar a imunidade a valores mais eficazes.
A nova variante do SARS-CoV-2, ômicron, detectada há pouco mais de um mês na África do Sul já é considerada como a que tem a propagação mais rápida.

Leia também outras matérias

Wilson Lima quer evento teste com 3 mil pessoas, mesmo com avanço da Delta no AM

Redação Zero Hora AM

Manobra de Wilson Lima tenta salvar dep. Joana Darc da cassação de mandato, denuncia Wilker Barreto

Redação Zero Hora AM

Ex-presidente Lula e esposa testam positivo para COVID-19

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo