Um grupo de arqueólogos disse que encontrou o túmulo de São Nicolau, santo que inspirou a figura do Papai Noel. De acordo com os especialistas, o ‘bom velhinho’ foi encontrado nos restos de uma antiga igreja do século IV dC, em Antália, cidade da Turquia.
Segundo o site de notícias CNN, os pesquisadores tinham conhecimento de que o corpo do santo foi enterrado em uma igreja do século IV, mas, segundo a história, os restos mortais foram roubados 700 anos depois, e Nicolau se perdeu.
“Uma descoberta extremamente importante”
A sepultura está localizada em uma igreja em Demre, Antália, com escrituras que dizem “São Nicolau, construídas sobre uma antiga igreja episcopal, que foi inundada após o aumento do mar durante a Idade Média”.
“[…] Quando a laje da lareira colocada na década de 1970 foi removida, foi realizada uma escavação para descobrir o que havia por baixo. O resultado foi um piso de igreja do início do século IV”, diz o presidente do Conselho Regional de Preservação do Patrimônio Cultural de Antália, Prof. Dr. Osman Eravşar.
Segundo o arqueólogo, a igreja foi construída posteriormente, com vestígios arquitetônicos em vários pontos da estrutura do período inicial.
“Este é o solo da época em que ele viveu, e estamos falando do solo em que pisaram os pés de São Nicolau. Esta é uma descoberta extremamente importante”, disse o arqueólogo.
“É a primeira descoberta desse período. Portanto, vemos esta igreja como uma descoberta que acrescentará um pouco mais à história arquitetônica”, finaliza.
A história de São Nicolau
Acredita-se que Nicolau tenha nascido na antiga cidade de Patara, na Ásia Menor, que fica na atual Turquia.
Não há registros sobre a data do nascimento, mas acredita-se que seja por volta do ano de 275.
Foi sagrado bispo da Igreja Católica em Mira, cidade da mesma região. Morreu por volta do ano de 350 — pela tradição, em um 6 de dezembro, daí a data comemorativa.
Conforme enfatiza o livro Il Santo Del Giorno (‘Um Santo Para Cada Dia’, na versão em português), de Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini, sobre São Nicolau há “grande número de notícias, mas é difícil distinguir as autênticas das abundantes lendas que germinaram em torno deste santo muito popular”.
Os autores frisam que sua imagem foi “reproposta por comerciantes” como Papai Noel, “um velho corado de barba branca, trazendo às costas um saco cheio de presentes.”
De acordo com o livro Il Santo Del Giorno, Nicolau foi um “menino de excelentes qualidades e já inclinado à ascese” e, “nas quartas e nas sextas-feiras rejeitava o leite materno” — praticando jejum.
Adulto, tornou-se sacerdote e acabou sendo nomeado bispo. Era visto como um homem muito bondoso.
“Contam seus biógrafos que ele salvou da prostituição três moças, jogando-lhes, à noite, pelas janelas, três sacos de ouro como dote de casamento”, conta à BBC News Brasil o teólogo e filósofo Fernando Altemeyer Junior, chefe do departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).