Apontada como uma das grandes apostas do Movimento Democrático Brasileiro (MDB-AM) para chegar à Câmara dos Deputados, a ativista e defensora das Pessoas com Deficiência (PcD), Viviane Lima, terá sua candidatura oficializada na sexta-feira (05-ago), na casa de shows Copacabana, na avenida do Turismo, zona oeste de Manaus.
Viviane Lima é um exemplo de superação. Ela foi secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), onde realizou diversas ações em defesa das PcDs e das famílias que cuidam de pessoas com algum tipo de deficiência.
Como tudo começou
Viviane conta que sua história como defensora da Pessoa com Deficiência começou quando, ainda grávida, descobriu que suas duas filhas, Ana Victória e Maria Luiza, estavam com microcefalia.
A partir de então, iniciou-se uma nova vida; momento em que Viviane se transformou e passou a se importar cada vez mais com essa causa, criando empatia pelas mães que passavam pela mesma situação que ela e iriam enfrentar a mesma realidade.
Foi em 2015 que Viviane começou a ver nos noticiários sobre esse diagnóstico, iniciando-se no nordeste brasileiro.
Foi nesse momento que ela pôde externar sua experiência de vida com suas filhas; dificuldades e desafios. Viviane encontrou forças e hoje tem um instituto que ajuda muitas pessoas com deficiência.
Reconhecimento
Hoje, Viviane é conhecida em todo Brasil e até outros países como pioneira na criação de compartilhamento de experiências nas redes sociais.
Criou em 4 de dezembro de 2015 o “Grupo Mães de Anjos Unidas”, que começou com 20 mães, e hoje são aproximadamente 3 mil mães. Viviane luta para que haja mais reconhecimento e benefícios às Pessoas com Deficiência no Brasil.
Viviane cria o Instituto Social que a Inclusão Vire Rotina
O instituto oferece gratuitamente serviços de fisioterapia, atendimento pedagógico, orientação jurídica, serviços especializados de tradução de Libras, entre outras atividades para pessoas com deficiência (PCDs) em estado de vulnerabilidade social e suas respectivas famílias.
Com a extinção da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped), em 30 de setembro de 2019, pelo governador Wilson Lima, o Instituto passou a ser a única instituição a oferecer uma equipe multidisciplinar para atender deficientes. Hoje, o Instituto realiza mais de 400 atendimentos ao mês.