25.3 C
Manaus
11 de abril de 2025 | 07:58

“Empreender mudou a minha vida”, diz professora que se tornou artesã

No ano passado, o setor do artesanato do Amazonas arrecadou mais de R$ 2,3 milhões, de acordo com o Departamento de Artesanato e Economia Solidária (Daes), que é vinculado à Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo.

A aceitação dos produtos artesanais amazonenses, tanto no mercado interno quanto no internacional, foi um dos motivos que fizeram a professora Thecia Aysha a abandonar a sala de aula e investir no setor como empreendedora.

“O início de tudo foi quando o Sebrae abriu as inscrições para a Feira da Eduardo Ribeiro para os artesãos. Eles fizeram visitas nas casas dos inscritos para verificar se realmente eram artesãos e foi quando eu consegui comprar um stand para trabalhar aos domingos”, contou Thecia, que fez cursos para trabalhar com artesanato.

Depois, ela montou a loja Thecia Aysha Acessórios, que funciona no Shopping do Artesanato, na avenida Djalma Batista, zona centro sul, com a ajuda do marido.

A artesã disse que, apesar do setor ainda necessitar de apoio e incentivo dos órgãos públicos, a procura por produtos artesanais amazonenses é grande e gera uma boa renda para os trabalhadores do artesanato.

Qualidade de vida

Hoje, a empreendedora diz que mudar de carreira transformou a sua vida para melhor, pois agora ela é dona do próprio negócio, que reúne os membros da sua família, no caso o marido e o filho.

“O artesanato é prazeroso de se trabalhar. Para quem gosta, ele é como uma terapia, além de gerar renda para o nosso sustento. Porém, o setor precisa de mais divulgação por parte do governo estadual e também de mais políticas de financiamento, porque se o cliente encomendar mais peças como é que a gente vai poder atender se não tem dinheiro?”, comentou Thecia.

Apesar disso, a professora-artesã se sente feliz com a escolha que fez e disse que empreender no artesanato lhe proporciona autonomia para trabalhar.

Leia também outras matérias

Inscrições para o ‘Prêmio Imprensa Econômica 2022’ vão até sábado

Redação Zero Hora AM

Caminhão desgovernado esmaga carros estacionados na zona norte de Manaus

Hugo Bronzere

Próximas edições da ‘Câmara Cidadã’ terão parceria com Aleam, anuncia Caio André

Hugo Bronzere