29.3 C
Manaus
20 de abril de 2024 | 12:25

Escoteiros do AM promovem encontro para comemorar o dia do Escoteiro

Entre as atividades realizadas, diversos grupos de Manaus e do interior, demonstraram a vivência em um acampamento escoteiro e o tradicional fogo de conselho, com apresentações de esquetes em grupo, (encenações divertidas, canções e danças com o tema escotismo).

O encontro contou com a participação de 200 crianças, jovens e adultos associados ao movimento escoteiro. Durante as apresentações os frequentadores do parque puderam assistir às atividades com os escoteiros de forma gratuita.

Sobre o movimento escoteiro

O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. E se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.

Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento; Por meio da vivência nos grupos escoteiros, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase.

O Programa Educativo foi pensando para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho.

O Escotismo também acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo. E é essa a visão de futuro que passamos para os jovens escoteiros.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade. Saiba onde existe um grupo escoteiro perto de você em: www.escoteirosdoamazonas.org.br

Leia também outras matérias

Conta de luz no AM terá redução de valores com aprovação de projeto relatado por Eduardo Braga

Redação Zero Hora AM

Alisson Leão irá lutar pelas gratificações dos profissionais que atuam no setor público

Redação Zero Hora AM

Vídeo: acidente entre micro-ônibus e caminhão deixa 12 mortos no Pará

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo