26.3 C
Manaus
24 de junho de 2024 | 05:51

Escotismo: Grupo Escoteiro Dom Bosco realiza um Dia de Escoteiro

Mais de 30 crianças participaram neste sábado (02) de um encontro escoteiro repleto de atividades. O evento foi promovido pelo Grupo Escoteiro Dom Bosco localizado no Centro de Manaus. Diversas brincadeiras e jogos foram oferecidos no encontro, que contou com a participação dos pais e responsáveis. Caça ao tesouro, pista de obstáculos, futebol, boliche, tiro ao alvo foram algumas das atividades desenvolvidas pelos chefes escoteiros.

O encontro teve como objetivo desenvolver o caráter de crianças, adolescente e jovens e criar um ambiente saudável para o desenvolvimento dos jovens. O movimento escoteiro esta presente em mais de 216 países e territórios e reúne mais de 50 milhões de associados e é considerado o maior movimento de educação não formal do Planeta e conta com apoio de adultos voluntários.

A histórica do Escotismo

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina presentes na sua vida militar, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um novo movimento educacional.
A partir de saberes e habilidades que aprendeu enquanto esteve na Índia e na África, ele escreveu, em 1899, um livro chamado “Ajudas à Exploração Militar” (Aids To Scouting), que continha informações sobre seguir pistas, exploração e técnicas que se referiam à vida em campo. O sucesso foi tanto que os jovens ingleses usaram para se divertir e viver novas aventuras.
Percebendo o enorme interesse dos jovens em aprender e replicar as técnicas citadas no livro, Baden-Powell empenhou-se em adaptá-lo para ser utilizado pelas escolas britânicas. E foi assim, reunindo as experiências e as atividades ao ar livre que criou um estilo de vida que passou a ser utilizado na educação e formação dos jovens: o Escotismo.

Brownsea o primeiro acampamento escoteiro do mundo
No dia 1º de agosto de 1907, ele levou 20 rapazes para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro do mundo. Essa era a forma que B-P havia encontrado para testar suas ideias. Ao longo de oito dias, ele aplicou diversos ensinamentos sobre vida em equipe e ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, observação e dedução, técnicas de primeiros socorros, alimentação e boas ações. Ele havia pensado nessa diversidade de práticas para que os jovens pudessem voltar para casa mais independentes e com novas habilidades.
O acampamento foi um sucesso e, no início do ano seguinte, Baden-Powell lançou as seis edições do guia “Escotismo para Rapazes”, sem sonhar que estaria fundando o maior movimento educacional de jovens do planeta. A busca pelos manuais foi tão grande que ocasionou o surgimento de Tropas Escoteiras por toda parte. Em vista dessa inesperada expansão do Movimento, B-P afastou-se do exército e se dedicou à sua “segunda vida”, como chamava o Escotismo. Passou, então, a viajar por diversos países, para orientar a constituição e o trabalho das associações escoteiras e para fazer do Escotismo uma grande fraternidade mundial.
O Escotismo foi crescendo, ramificando-se também numa vertente para as meninas (em 1909) e, em 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, reuniu cerca de 8 mil jovens em Londres para o primeiro Jamboree Mundial, o maior evento escoteiro do mundo até então.

Escotismo no Brasil

Em 17 de abril de 1910, encerrando um ciclo de quatro anos de renovação da frota naval brasileira, o Encouraçado Minas Gerais chegava ao Brasil, vindo da Europa, com um grupo de oficiais que trazia consigo uniformes e acessórios escoteiros, depois de acompanhar o enorme sucesso que Baden-Powell fazia na Inglaterra.
O grupo logo se organizou para fundar a primeira associação escoteira, chamada de Centro de Boys Scouts do Brasil, no Rio de Janeiro. A palavra “escoteiros” só surgiu alguns anos depois, ocupando o lugar do termo “scrutar”, adotado assim que o Escotismo chegou ao país.
Rapidamente o Movimento Escoteiro se espalhou por todo o território nacional, inicialmente com diversas associações independentes, até que, em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, acompanhando o desejo de B-P de ver a o senso de unidade entre os diversos grupos escoteiros em cada país.
Os interessados em participar do movimento escoteiro deverão ter a idade mínima de 6.5 até 21 anos. O grupo escoteiro Dom Bosco Manaus fica na Avenida Epaminondas, 57 no Centro da capital amazonense. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (92) 98207 1066

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Grupo Dom Bosco

Leia também outras matérias

Cetam oferta 15 mil vagas em cursos na modalidade EaD

Redação Zero Hora AM

Gestores negativados por débitos com o TCE-AM chegam a 118

Redação Zero Hora AM

Sepultamento do corpo do poeta Thiago de Mello será hoje à tarde

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo