Para manter o ordenamento do trânsito e coibir irregularidades, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou hoje (07-mar) uma operação de fiscalização contra estacionamento irregular no centro comercial da cidade.
A ação resultou em quatro veículos removidos ao parqueamento do IMMU, sendo três por estarem parados em estacionamento rotativo sem o devido pagamento, e um por ocupar uma vaga destinada à Pessoa com Deficiência (PcD) sem o porte da credencial obrigatória.
O chefe de Operação do IMMU, Renato Bruno, explicou que as fiscalizações são contínuas e ocorrem em todas as zonas da cidade.
“Fizemos mais uma operação na Zona Azul para fiscalizar os condutores que estacionam de qualquer forma na área central. Buscamos trazer uma trafegabilidade para o Centro de Manaus, de tal forma, que os condutores estacionem adequadamente nas devidas vagas”, disse.
Na avenida Leonardo Malcher, os agentes fiscalizaram o estacionamento especial para idosos e PcDs. Um veículo foi removido.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 293,47 para quem estacionar em uma vaga de idoso sem ter 60 anos ou mais (e sem o cartão de estacionamento para idoso).
Infração gravíssima
Além disso, essa infração gravíssima gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e o veículo pode ser recolhido.
Outros pontos alvos de fiscalização foram as avenidas Eduardo Ribeiro e Joaquim Nabuco, também no centro de Manaus, onde os agentes de trânsito verificaram a regularidade dos veículos estacionados na Zona Azul.
O valor da multa de Zona Azul é R$ 195,23, acarreta pontos na CNH e o carro pode ser removido da vaga por estacionamento irregular, segundo o CTB.
De acordo com o diretor de Transporte e Mobilidade Urbana da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Charles Cândido, a operação é um esforço a mais para que os condutores obedeçam às regras de trânsito.