Alunos com idades entre 11 e 15 anos foram atingidos nos olhos por spray de pimenta jogado por policiais militares.
O caso aconteceu ontem, em frente à escola municipal Francisca Pereira de Araújo, no conjunto Flores, na zona sul de Manaus. (Veja o vídeo).
Segundo a Polícia Militar, o uso de spray de pimenta foi necessário para apartar uma briga entre estudantes em frente à escola. O problema, segundo os estudantes, é que o spray foi arremessado em crianças que já haviam saído do colégio, e que não tinham envolvimento na briga.
Por causa do spray, um grupo de alunos ficou com os olhos irritados e com dificuldade para respirar. A direção da escola e alguns pais de estudantes acionaram o serviço de ambulâncias, que levaram as crianças para prontos-socorros da cidade.
De acordo com a mãe de uma aluna do sexto ano, a filha já havia saído da escola com outros estudantes, quando policiais disparam o spray de pimenta contra o grupo.
“Minha filha vinha caminhado da escola, com outros alunos, e os policiais chegaram por trás e tacaram spray de pimenta para dispersar uma briga que estava acontecendo com os alunos do 8º ano”, relatou a mãe.
“Minha filha faz o sexto ano na escola e não tinha nada a ver com isso”, acrescentou.
Uma aluna que também estava na saída da escola, disse que só percebeu o que estava acontecendo quando a pele e olhos começaram a arder.
“Eu nem percebi na hora que jogaram o spray, só começou a arder. Acabei caindo no chão por estar ardendo muito. Minha amiga que estava no meio, saiu com o olho sangrando”, contou a menina.
Em nota a Secretaria Municipal de Educação (Semed) afirmou que os alunos já foram identificados e os pais convocados para comparecer à escola.
Nossa reportagem procurou a Polícia Militar para comentar o caso, mas até o momento não tivemos resposta.
Assim que tivermos o retorno, a reportagem será atualizada.