O grupo de estudantes e professores que vai representar o Amazonas na Olimpíada Internacional de Matemática, na Tailândia, foi recebido hoje (18-fev) pelo governador Wilson Lima.
Com apoio do Governo do Estado, 11 alunos da rede pública e quatro professores participarão da competição que acontece nos dias 22 a 26 de fevereiro, em Bangkok.
“Vocês estão indo para uma competição internacional e são alunos de escola pública. Hoje, estamos em um momento que a escola pública atinge um patamar em que ela não deixa nada a desejar à escola particular”, afirmou Wilson Lima.
Para competir na Tailândia, o grupo recebeu apoio para a compra das passagens aéreas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
A delegação embarca amanhã (19) e, desde novembro, está em preparação com o auxílio de material didático disponibilizado pelos professores.
Oito estudantes são alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado no bairro Cidade Nova, zona norte, e três são alunos da Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), localizada no bairro Flores, zona centro-sul.
Os alunos foram selecionados após conquistarem medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, em maio de 2024.
Olimpíada Internacional
Destinada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, a Olimpíada avalia individualmente os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação Básica.
Os estudantes do Amazonas são do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 3ª séries do Ensino Médio.
Na competição, os estudantes passarão por uma prova de Matemática em língua inglesa, específica para cada série, sem direito a consulta a dicionário ou a tradutor.
Ao todo serão 29 questões e mais um problema extra com a duração máxima de 90 minutos para resolução da prova.