5 de dezembro de 2025 | 17:06

Ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia é multado por irregularidades em reajuste da tarifa de água

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou a aplicação de multa ao ex-prefeito de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia, no valor de R$ 13.654,39, por irregularidades na majoração da tarifa do sistema de abastecimento de água do município. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Pleno do TCE-AM, conforme o Acórdão 1368/2025.

A representação que motivou a decisão foi proposta pela vereadora Brena Dianná Modesto Barbosa, que apontou falhas no Decreto Municipal nº 11/2024, responsável pelo reajuste tarifário. Segundo o TCE-AM, o decreto desrespeitou os princípios de publicidade, transparência e eficiência, previstos na Constituição Federal.

Multa-Bi-Garcia (acesse aqui)

O tribunal estabeleceu um prazo de 30 dias para que o ex-prefeito efetue o pagamento da multa, sob pena de continuidade da cobrança administrativa ou judicial. O valor deverá ser recolhido ao Fundo de Apoio ao Exercício do Controle Externo (FAECE), por meio de DAR avulso extraído do site da SEFAZ/AM, e o comprovante de pagamento precisa ser enviado à Corte de Contas para emissão do termo de quitação.

Além disso, a atual gestão da Prefeitura de Parintins foi determinada a anular o Decreto nº 11/2024 em até 90 dias e comprovar a ação junto ao TCE-AM. A Corte ainda recomendou que qualquer futura majoração da tarifa de água seja acompanhada da comprovação dos critérios adotados, respeitando os preceitos constitucionais e a legislação vigente.

A decisão também prevê que o ex-prefeito seja notificado por meio de seus advogados, e os autos do processo serão arquivados após o cumprimento de todas as determinações.

 

Leia também outras matérias

Obras do parque Encontro das Águas são inspecionadas por David Almeida

fabiocosta

Censo revela quais são as 20 maiores favelas do país; Manaus concentra 5 aponta o estudo

Redação Zero Hora AM

Ministério da Pesca e Aquicultura abre 264 vagas temporárias em cargos de nível superior

Redação Zero Hora AM
Carregando....