26.3 C
Manaus
7 de julho de 2025 | 21:08

Festival de Parintins 2025: FVS-RCP realiza oficina de vigilância hospitalar para fortalecer atendimento durante evento de massa

Com foco no fortalecimento do fluxo de atendimento em serviços de saúde durante o 58º Festival de Parintins, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, até esta sexta-feira (16-mai), uma oficina de preparação para eventos de massa na Ilha Tupinambarana, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A atividade tem como objetivo aprimorar o processo de trabalho da Vigilância Hospitalar, com foco no fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica no ambiente hospitalar, incluindo o monitoramento de eventos adversos, identificação precoce de surtos e apoio à tomada de decisões. A iniciativa visa preparar e atualizar os profissionais de saúde para o possível aumento nos atendimentos durante o Festival.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a atuação da vigilância em saúde durante eventos de massa é realizada em etapas coordenadas. “Atuamos em diferentes frentes de forma integrada com o município, com o objetivo de mitigar riscos que possam impactar a rede de assistência à saúde”, afirma.

Segundo a responsável pela Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, o treinamento integra discussões clínicas, atividades práticas e reforço de condutas, visando aprimorar a assistência em saúde e fortalecer as práticas da equipe de enfermagem.

Agenda de trabalho

12 a 16 de maio – Oficina de Casos Clínicos
A equipe da DVHQ realizou uma capacitação voltada à assistência em eventos de massa, com discussões técnicas, estudo de casos reais e atividades de treinamento em Parintins. O objetivo é aprimorar o raciocínio clínico, a tomada de decisão rápida e o trabalho em equipe sob pressão, preparando os profissionais para o aumento da demanda durante o festival.

1º a 4 de junho – Ação In Loco

Visitas técnicas e orientações práticas nos principais pontos de atendimento hospitalar de Parintins. A iniciativa busca revisar rotinas, ajustar fluxos e alinhar protocolos assistenciais às melhores práticas em vigilância hospitalar e segurança do paciente, com foco em médicos, enfermeiros e demais profissionais da linha de frente.

Leia também outras matérias

Tony Medeiros lança pré-candidatura a vereador com apoio do prefeito David Almeida

Redação Zero Hora AM

Em reunião com Sindicato de Auditores Fiscais, senador Omar assume compromisso contra desmonte da Receita Federal

Redação Zero Hora AM

Médicos descobrem objeto curioso, com quase 1 metro, no estômago de adolescente

Redação Zero Hora AM
Carregando....