Redação ZH – Uma performance do Boi Bumbá Garantido, realizada na noite da última quarta-feira (18-dez) no auditório Canaã, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEADAM), gerou controvérsia entre os membros da comunidade religiosa.
O local foi reservado para a realização de uma cerimônia de formatura. Um vídeo obtido pelo Portal Zero Hora Amazonas revela que, ao término da cerimônia, o boi contratado subiu ao palco e dançou ao ritmo de “A Contagem”, uma toada de Joel Gadelha.
A cena provocou a ira de muitos fiéis, que condenaram a utilização do local de cultos para fins comerciais.
Reação dos membros da igreja
“Eu não tô crendo no que tô vendo. Que eu saiba o auditório Canaã foi construído através dos dízimos e ofertas dos irmãos que acreditam e investem na obra do Senhor. Eu não sou evangélico e gosto muito de boi Bumbá. No entanto, acredito que isso não é o local para uma apresentação de boi Bumbá. Será que Deus se agrada de ver o local que foi construído para adorar a ele sendo usado para outros fins? Fica a indagação…“, disparou o internauta Jackson Monteiro.
Por meio de nota, a direção da igreja disse que não autorizou a apresentação e que manifestações como essa não são permitidas.
Nota da Igreja
“Olá, queridos/as lideranças, membresia da nossa amada IEADAM e a quem interessar. Venho, respeitosamente, na condução de pastor presidente e responsável pela IEADAM e seus órgãos administrativos, inclusive o complexo Canaã, esclarecer, que”
“1) Para cobertura dos custos do auditório canaã, precisamos, nas datas que não há eventos gerais da igreja, abrir para aluguel do auditório a eventos espirituais, educacionais, seminários, congressos, 2) Tivemos conhecimento de um evento particular no qual se utilizou para demonstração cultural não permitido o ambiente; 3) Nossa equipe não sabia nem foi avisada; 5) Como o líder, pastor Lima, estava viajando, a equipe foi surpreendida com tal fato: 4) Não é permitido, mesmo em evento particular, por contrato, tal acontecer, 5) Estaremos atentos para que não se repita, uma vez que foi a primeira vez e de surpresa algo assim, 5) A equipe administrativa do canaã pede perdão aos membros e liderança e a quem tal ocorrido possa ter surpreendido, com razão, e melindrado. Pedimos a quem postou tal vídeo que, por favor, apague, se não puder apagar, não tem problema. Fica resolvida a situação com esta nota de esclarecimento, pedido de perdão e atenção para que não ocorra novamente. Vossos pastores Jônatas, Ana Lúcia Câmara, diretorias da IEADAM e gestores do Canaã. Manaus, AM, 19/12/24.”