26.9 C
Manaus
25 de junho de 2026 | 11:02

Governador Roberto Cidade vistoria obras da Escola de Saúde Pública e da Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul

Fotos: Divulgação/Secom

Com foco na ampliação e na modernização da rede estadual, o governador Roberto Cidade vistoriou, nesta quarta-feira (24-jun), as obras da primeira Escola de Saúde Pública do Estado do Amazonas (ESP/AM), localizada na avenida Efigênio Salles, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, e da nova Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS), na zona sul da capital.

De acordo com o governador, os investimentos fazem parte do processo de fortalecimento da rede pública de saúde, com novas estruturas voltadas tanto à qualificação dos profissionais quanto à ampliação da capacidade de atendimento à população.

“Estamos fazendo muitos investimentos na área da saúde. Vamos entregar nos próximos dias, esse Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul, que terá capacidade para atender mais de 800 pessoas por dia, além das reformas de outras unidades da rede estadual. Nosso objetivo é preparar cada vez mais a estrutura da saúde para oferecer um atendimento de qualidade à população”, afirmou.

Fotos: Divulgação/Secom

A primeira parada da vistoria foi na Escola de Saúde Pública do Amazonas, que vai reunir programas de residência médica e multiprofissional, cursos técnicos, especializações e iniciativas de pesquisa e inovação. A proposta é fortalecer a qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas e alinhar a formação às necessidades epidemiológicas e sociais do território amazônico.

Com capacidade para alcançar mais de 24 mil servidores da saúde, a unidade vai funcionar como centro estratégico de educação permanente, promovendo integração entre ensino, serviço e comunidade e contribuindo para melhorar a qualidade do atendimento à população.

Entre as primeiras iniciativas da escola está a implantação de programas de residência organizados pela própria Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme) e da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu).

Fotos: Divulgação/Secom

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Luis Alberto Saraiva, a revitalização da FCecon e a implantação da Escola de Saúde Pública fazem parte de uma visão de futuro. “O nosso compromisso é buscar oferecer uma assistência cada vez mais resolutiva, humanizada e alinhada às necessidades da população do Amazonas”, afirmou o secretário.

Entre os programas previstos estão a Residência Médica em Psiquiatria e a Residência Médica em Psiquiatria Forense,. Na área multiprofissional, será implantada a Residência Uniprofissional em Enfermagem em Neonatologia. Também será ofertada a Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher, com ênfase em saúde reprodutiva, com vagas distribuídas entre psicologia, enfermagem e fisioterapia.

A programação da escola inclui ainda a oferta de um mestrado interinstitucional (Minter) em Modelos de Decisão e Saúde, destinado a servidores da área da saúde. O curso será realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e contará com 30 vagas.

Outro eixo de atuação envolve a oferta de cursos técnicos e especializações de nível médio em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com previsão de 17 turmas e 640 vagas destinadas a profissionais da saúde e à comunidade.

Criada pela Lei nº 8.016, de 5 de janeiro de 2026, a Escola de Saúde Pública nasce com a missão de fortalecer a força de trabalho do SUS no Amazonas, integrando ensino, pesquisa, inovação e gestão em saúde. A instituição também atuará no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, produção de conteúdos educacionais e monitoramento de indicadores por meio do Observatório da Educação na Saúde.

Fotos: Divulgação/Secom

Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS)

Com previsão de entrega para o início de julho, a nova estrutura foi planejada para fortalecer o atendimento ambulatorial especializado, ampliar a assistência aos pacientes após a alta hospitalar e contribuir para a melhoria do fluxo assistencial no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e no Instituto da Mulher Dona Lindu.

A Policlínica e Hospital-Dia do CHS foi estruturada para oferecer atendimento em quatro especialidades médicas: ginecologia, mastologia, ortopedia e urologia. O acesso aos serviços será realizado por meio do Sistema de Regulação (Sisreg), garantindo organização e previsibilidade no atendimento. A unidade também contará com seis leitos destinados a procedimentos e observação de curta permanência, além de consultórios multiprofissionais, sala de procedimentos, sala de raio-X, postos assistenciais e áreas de apoio.

As obras civis já foram concluídas, assim como a montagem dos mobiliários e instalação dos equipamentos dos ambientes assistenciais. Na área externa, as equipes avançam na concl

Leia também outras matérias

Homem acompanhado da namorada morre em acidente de moto na Ponte Rio Negro

Redação Zero Hora AM

REVOLTANTE – Mãe que confessou ter matado filha de seis anos já está em liberdade

Redação Zero Hora AM

Olhares sobre a Amazônia: estudantes da UEA transformam cotidiano em narrativas visuais na XII Mostra Fotográfica

Hugo Roberto Pinto
Carregando....