O governador Wilson Lima reafirmou, nesta terça-feira (04-nov), o apoio do Governo do Amazonas à formação dos novos oficiais da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e o comprometimento com o fortalecimento da segurança pública. A declaração foi feita durante a Solenidade de Entrega do Espadim Tiradentes, realizada na Arena Amadeu Teixeira, zona centro-oeste de Manaus, quando 104 alunos oficiais da PMAM receberam o espadim e realizaram o juramento de fidelidade à corporação.
O governador anunciou que essa turma, que iniciou o Curso de Formação de Oficiais (CFO), em dezembro de 2023, será formada em março do próximo ano. O Espadim Tiradentes simboliza o compromisso dos alunos oficiais com os valores de disciplina, hierarquia e dedicação à segurança pública. Quando concluírem o CFO, os cadetes da PMAM serão promovidos a aspirantes e receberão a espada, símbolo do oficialato.
“Nós estamos entregando o espadim para 100 alunos que estão no curso de formação de oficiais. Eles estão aí com mais de 50% do curso já concluído, e o espadim é um ritual no curso de formação em que os alunos fazem um compromisso público de seguir os princípios e a disciplina e os valores da carreira militar”, afirmou o governador Wilson Lima.


O governador reforçou o comprometimento dos alunos e afirmou se sentir honrado com a escolha de ser o nome da turma do CFO 2023. “E aqui eu faço um reconhecimento aos alunos, ao comprometimento de cada um, da mesma forma que faço um agradecimento às famílias, porque para chegar na condição em que eles chegaram hoje, isso não começa com a preparação militar, começa com a educação em casa, com os valores e princípios”, disse Wilson Lima.
Participaram da solenidade da Entrega do Espadim o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva; o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), delegado Bruno Fraga; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel BM Helyanthus Borges; o corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública, coronel PM Franciney Bó; o tenente-coronel PM Paulo José Barbosa de Abreu, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); e demais autoridades militares.
Primeira colocada

Foto: Diego Peres/Secom
Na ocasião, o governador Wilson Lima realizou a entrega do Espadim Tiradentes para a cadete do 2º ano da Academia de Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar, Jhoycynnara da Silva Fernandes, a primeira colocada no curso, que obteve as melhores notas e desempenho entre os 104 cadetes do CFO.
Jhoycynnara era sargento da PM antes de ser convocada em 2021, após ser aprovada no concurso público para a vaga de aluno oficial da corporação.
“Ingressei na Polícia Militar em 2011 como soldado e já foi uma alegria imensa. Em 2021 essa alegria dobrou quando eu pude lograr novamente êxito num concurso da Polícia Militar, agora no quadro de oficiais. (…) Esse é um ambiente que vem acolhendo as mulheres cada dia mais, onde nós estamos nos esforçando e nos dedicando para prestar um serviço eficiente e de qualidade à população amazonense”, destacou a primeira colocada.

Foto: Diego Peres/Secom
Após a entrega simbólica feita pelo governador à primeira colocada, os familiares dos demais cadetes realizaram a entrega dos espadins, seguida do Juramento do Espadim Tiradentes, momento de compromisso público com a Polícia Militar e a sociedade amazonense.
Convocações e formações
Em novembro de 2023, o Governo do Amazonas convocou 1.127 aprovados no certame da PMAM. Desses, 1 mil eram alunos soldados que concluíram o Curso de Formação de Soldados (CFSD) em 2024 e já reforçam o policiamento na capital e no interior. Em abril do ano passado, 27 alunos oficiais de saúde concluíram a formação e passaram a atuar no Hospital da Polícia Militar (HPM).


Os cadetes que participaram da solenidade do Espadim fazem parte da primeira turma de alunos oficiais convocada em 2023.
Neste ano, mais 627 aprovados foram chamados, sendo sete alunos oficiais de saúde que finalizaram a formação em agosto; 500 alunos soldados que iniciaram o estágio supervisionado nesta semana, durante a Operação Natal Mais Seguro; e 120 alunos oficiais que estão no 1º ano do CFO, com previsão de conclusão em 2027.
