O governador Wilson Lima entregou, na tarde desta quarta-feira (05-nov), novas viaturas que irão apoiar as atividades da Operação Tamoiotatá e do programa Floresta em Pé, que atuam no combate ao desmatamento e às queimadas no Amazonas. Além dos 16 veículos, também foram entregues 1.255 equipamentos para ampliar a estruturação do trabalho dos 153 brigadistas, que atuam no interior do estado, contratados pelo programa.
“Este ano tivemos uma seca moderada, o que nos ajudou também, junto com todas as Forças de Segurança, a combater esses ilícitos que acontecem no período da estiagem. O que estamos fazendo aqui é um reforço com a entrega desses equipamentos e dessas 16 viaturas”, destacou o governador Wilson Lima.


O Programa Floresta em Pé é fruto de cooperação financeira entre os governos da Alemanha e do Brasil, por meio do KfW Banco de Desenvolvimento Alemão. Desenvolvido sob supervisão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a iniciativa tem por objetivo contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento, valorizando a floresta em pé, por meio da promoção da bioeconomia e do apoio no controle do desmatamento. O programa é implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), selecionada pelo KfW como entidade executora.
Os profissionais atuam nos nove municípios prioritários, localizados no “arco do desmatamento e do fogo”, designados no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ/AM): Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Maués, Manicoré, Lábrea, Novo Aripuanã, Tapauá e Canutama.
De acordo com o secretário da Sema, Eduardo Taveira, a entrega de novos veículos e equipamentos para as equipes que atuam no interior, sobretudo na região sul do estado, área mais afetada pelo desmatamento e queimada, reflete o investimento e cuidado do Governo do Amazonas com as políticas ambientais.


“Isso representa a presença do Estado em municípios mais distantes, em especial no sul do Amazonas. É um projeto feito com muito cuidado e com todos os órgãos competentes e é essa estrutura em rede que permite que a gente mantenha o compromisso do governador Wilson Lima com as políticas ambientais”, disse o secretário da Sema.
Operação Tamoitatá
Desde 2021, a ação integra as forças ambientais e de Segurança Pública do Amazonas, num esforço contínuo de ampliar a presença estadual nas áreas críticas para o desmatamento e as queimadas, com foco especial no sul do Amazonas.


A ação é composta por integrantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da qual participam o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), a Polícia Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros (CBMAM) e a Defesa Civil do Amazonas; da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
A Operação é desencadeada por meio de ações preventivas e repressivas de enfrentamento ao desmatamento e às queimadas criminosas no Amazonas, em particular na mesorregião sul do estado.


As ações preventivas consistem em campanhas educativas e ações de presença nos locais impactados. As campanhas educativas serão realizadas pela Sema, conforme atividades especificadas no planejamento. E as ações de presença consistem na demonstração de força e efeito dissuasório decorrentes da atuação dos órgãos no terreno, sobretudo das forças de fiscalização, segurança pública e defesa, tanto por agentes uniformizados quanto por viaturas ostensivas caracterizadas.
