O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (11-dez), o mutirão de cirurgias de catarata do Programa Opera+ Amazonas em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), reforçando o compromisso do Governo do Estado de ampliar o acesso à saúde especializada no interior com a oferta de 12 mil cirurgias em todo o Amazonas. Cerca de 60 pacientes estão sendo atendidos nesta etapa, incluindo triagem pré-operatória e agendamento imediato do procedimento.
Em Manacapuru, o atendimento acontece com a triagem pré-operatória na Policlínica Delphina Rinaldi, onde os pacientes passam por avaliação clínica e exames. Aqueles considerados aptos já saem com a data marcada para a cirurgia em clínica credenciada pelo Governo do Estado.
Durante a vistoria na unidade de saúde, o governador destacou a importância da cirurgia de catarata e o impacto que ela gera para quem volta a enxergar. “Essa é uma das cirurgias mais lindas que a gente tem, porque é a oportunidade de as pessoas voltarem a enxergar. Então, quem tiver problema de catarata procure nossas unidades de saúde; você vai ser encaminhado, vamos marcar consulta, pré-operatório e também a cirurgia”, afirmou.


O Governo do Estado tem intensificado o Opera+ Amazonas para reduzir filas e acelerar o acesso ao atendimento oftalmológico. A estratégia permitiu que a fila de catarata fosse zerada em Manaus, possibilitando agora expandir a realização dos mutirões para os municípios do interior.
O programa tem meta de realizar 12 mil cirurgias de catarata até o final de 2025, somando atendimentos realizados na capital e nos municípios. A ação integra a política de descentralização da saúde e fortalece a resolutividade regional, permitindo que os pacientes tenham acesso ao procedimento sem precisar se deslocar para Manaus.
Saúde AM Digital


A convocação dos pacientes está sendo realizada pelo Sistema de Regulação (Sisreg), com envio de mensagens via assistente virtual do Saúde AM Digital (WhatsApp: 3190-1504), ferramenta que agiliza a comunicação e orienta sobre datas e locais de atendimento.
Entre os pacientes atendidos no mutirão está Eurenice Coelho Barreto, 68 anos, moradora de Manacapuru. Ela celebrou a oportunidade de realizar a cirurgia, destacando o impacto que o procedimento terá em sua autonomia. “Eu espero enxergar bem. Não quero ser dependente, dar trabalho. Eu quero fazer minhas coisas, fazer minha alimentação, cuidar da minha casa. Eu estou achando uma bênção de Deus e agradeço muito o governador por estar trazendo esse benefício para nós”, afirmou.
