33.3 C
Manaus
4 de outubro de 2025 | 15:19

Governador Wilson Lima vistoria obras do Hospital Veterinário e marca data da inauguração

Primeira unidade pública do Amazonas será inaugurada no sábado (04), Dia Mundial dos Animais

O governador Wilson Lima realizou, nesta terça-feira (30-set), vistoria na reta final das obras do Hospital Veterinário Público do Amazonas, em Manaus. A inauguração da unidade será no próximo sábado (04/10), data em que se celebra o Dia Mundial dos Animais e representa um marco na política de proteção e bem-estar animal do Estado.

O governador reforçou, ainda, que a iniciativa contribui para a inclusão social e também reflete na saúde das pessoas, ao oferecer mais condições de cuidado com os pets.

“Esse é o primeiro hospital veterinário público do nosso estado, com o objetivo de atender aquelas famílias que não têm condições de levar o seu pet para uma clínica particular. Essa é uma estrutura de ponta, construída do zero, com consultórios, centro cirúrgico, baias e toda a infraestrutura necessária para dar bem-estar e conforto aos animais. Isso é um marco para o bem-estar animal e também para a saúde das pessoas”, afirmou Wilson Lima.

O espaço já teve a obra física concluída pela Seinfra e agora passa pelos últimos ajustes de adaptação, instalação de equipamentos e identidade visual, adquiridos com recursos da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet).

O investimento total foi de R$ 3,7 milhões, oriundos de emendas parlamentares da deputada estadual Joana D’Arc, pagas pelo Governo do Estado. Na oportunidade, o governador anunciou que a parlamentar vai se licenciar do cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para assumir a gestão da Sepet.

Ao falar sobre o projeto, Joana D’Arc ressaltou a importância da união entre Executivo e Legislativo para tornar realidade o sonho da causa animal.

“Esse hospital público veterinário é a prova de que é possível o Executivo trabalhar junto com o Legislativo. O governo executa, a gente destina os recursos e faz os projetos. Esse é um grande sonho da causa animal, o primeiro do nosso estado e que eu tenho certeza, será o maior do Brasil. Quem ganha são os animais e a população que ama e cuida deles”, destacou Joana Darc.

Estrutura

O novo hospital inclui serviços de consultas de urgência e emergência, consultas especializadas em cardiologia, oftalmologia, ortopedia e oncologia, além de cirurgias diversas, anestesia, diagnóstico por imagem (raio-X, ultrassom e eletrocardiografia) e exames laboratoriais.

O primeiro andar dispõe de nove consultórios, centro cirúrgico completo, sala de raio-X, sala de ultrassom, internação com mais de 100 baias, espaço específico para animais com doenças infectocontagiosas e necrotério.

Já o segundo andar inclui enfermaria, salas administrativas, auditório para mais de 50 pessoas e áreas de descanso para veterinários plantonistas. A unidade vai contar com 66 profissionais, entre médicos veterinários, técnicos e equipe de apoio, além de funcionar como polo de formação, estágio e residência em Medicina Veterinária.

Fotos: Alex Pazuello e Mauro Neto/Secom

Leia também outras matérias

“Lula e Marina querem Manaus mergulhada no fogo e fumaça”, critica candidato a vereador de Bolsonaro, Delegado Pablo

Hugo Bronzere

Governo do AM indeniza últimos imóveis próximo ao Rapidão Rodoanel para andamento da obra

Redação Zero Hora AM

Sine Manaus tem177 vagas de emprego na quarta–feira (12)

Hugo Bronzere
Carregando....