28.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 04:35

Governo do AM articula instalação de posto do consulado Americano em Manaus

Em agenda em Brasília, o governador Wilson Lima (União) solicitou ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a instalação de um posto para emissão de visto para os Estados Unidos no Amazonas, em Manaus.

Caso a proposta seja aceita, o posto será o primeiro da região Norte e quinto do Brasil, que possui o serviço nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília. 

O governador listou por quais motivos o Estado do Amazonas está apto para receber a unidade.

“O Amazonas é um estado estratégico para viagens às Américas Central e do Norte e a instalação de um posto no estado vai beneficiar toda a região Norte do Brasil. Além disso, toda a cadeia produtiva do turismo será beneficiada, movimentando a economia e promovendo desenvolvimento socioeconômico da população”, disse.

Wilson Lima também destacou o trabalho de incentivo ao turismo local que o Governo do Estado tem feito, com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis usados na aviação, o que incentivou a abertura de novos destinos aéreos a partir de Manaus.

Dos 55.930 turistas que já visitaram o Amazonas em 2023, 24% são estrangeiros (13.487), deste total os principais emissores foram Estados Unidos (31,89%), seguido por Alemanha (10,99%), Colômbia (5,51%) e Suíça (3,51%).

Entre os grandes emissores domésticos estão os estados de São Paulo (25,62%), Pará (21,60%) e Roraima (12,5%).

Durante o encontro com o Ministro, Wilson Lima também colocou o Estado do Amazonas à disposição para receber eventos como as reuniões preparatórias para a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que terá como sede a Amazônia brasileira, em novembro de 2025, em Belém (PA), o que fortalece o pedido pela instalação de um posto de emissão de visto na região.

Investimentos

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), tem impulsionado o setor turístico com obras de infraestrutura turística, ordenamento, ampliação da malha aérea e capacitação de profissionais do turismo no último ano.

Somente em 2022, foram investidos R$ 53,5 milhões, gerando impactos positivos para o segmento na capital e no interior do Estado.

Levantamento da Amazonastur aponta que o turismo promoveu uma injeção na economia de aproximadamente R$ 170 milhões, nos primeiros quatro meses deste ano.

Os dados também demonstram um crescimento de 8,3% na movimentação turística do estado, em relação ao mesmo período de 2022.

Novos voos

A ampliação da malha aérea teve um destaque com articulações que resultaram na conexão direta com destinos internacionais e 13 frequências semanais para os destinos de Panamá, Miami, Fort Lauderdale e Bogotá.

Regionalmente também houve a expansão com viagens para Barcelos, Apuí, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Manicoré e Borba, que passaram a contar com voos comerciais que fazem ligação com a cidade de Manaus.

Os novos voos são frutos do acordo firmado entre Governo do Amazonas e a empresa Azul, no biênio 2021/2022, para manutenção de voos e criação de novas rotas.

 

Leia também outras matérias

Amazonense Bruna Brelaz vai compor a equipe de transição de Lula

Redação Zero Hora AM

Vereador Sassá busca soluções para problemas de infraestrutura no bairro São Raimundo

Redação Zero Hora AM

Fiscalização surpresa do IMMU multa mais de 30 carros estacionados em locais proibidos

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo