28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 09:13

Governo do Amazonas lança RecuperaFone, programa de recuperação de celulares roubados ou furtados

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) lançou, nesta terça-feira (17-set), o programa RecuperaFone. A iniciativa tem como objetivo recuperar celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus verdadeiros donos, além de desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente. O estado é o segundo do país a implantar o programa, que será coordenado pelo novo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, o programa busca impactar diretamente nos índices de criminalidade relacionados ao roubo de celulares, promovendo uma redução desse tipo de crime.

“Iremos buscar a redução mínima como aconteceu no Piauí, que reduziu em 60%. Ao longo dos anos, nós vamos fazer o que aconteceu com o Paredão, buscar uma taxa de redução de 90%. Essa é a meta a médio prazo”, afirmou o secretário.

As equipes do NIRC realizam o cruzamento de boletins de ocorrência com números de IMEIs por meio de um software avançado, capaz de identificar celulares com restrição por roubo ou furto. Após a identificação do dispositivo, a polícia entra em contato com o usuário do aparelho via WhatsApp verificado da SSP (92 93300 4088), fornecendo orientações sobre a devolução do aparelho em uma unidade policial. Caso o usuário não cumpra com a devolução, poderá ser responsabilizado criminalmente.

A mesma tecnologia foi empregada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O projeto de recuperação de celulares foi reconhecido nacionalmente pela eficiência e resultou, nos últimos meses, na devolução de mais de 7 mil celulares a seus proprietários no referido estado.

O NIRC vai funcionar na sede da SSP-AM, na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, no Monte das Oliveiras, no Shopping Via Norte.

O diretor do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, destacou a importância da participação ativa da população no processo, reforçando que a colaboração dos cidadãos é fundamental. Ele também deu orientações para que o sistema consiga rastrear o maior número de celulares possíveis. “Peço que a população faça o boletim de ocorrência, leve o IMEI e o número de contato emergencial para que possamos entrar em contato depois que recuperarmos o aparelho”, disse o delegado.

Como funciona o sistema

Quando um celular é roubado ou furtado, o cidadão registra o Boletim de Ocorrência em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Virtual e obrigatoriamente apresentar o identificador único do aparelho, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). A partir dessas informações, o software cria um banco de dados sobre celulares reportados como roubados ou furtados.

O sistema monitora os celulares em uso e verifica se seus IMEIs correspondem a algum registro de roubo ou furto. Quando detecta um IMEI correspondente, o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Polícia Civil, envia uma mensagem em massa por intermédio de um número de WhatsApp verificado da SSP/AM para o telefone do usuário, que é chamado para comprovar a propriedade legítima do aparelho.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Durante o lançamento do Programa RecuperaFone e do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), o secretário de Segurança Pública anunciou que o Amazonas vai sediar o 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em agosto de 2025, marcando a primeira vez que Manaus recebe o evento.

O FBSP, uma organização não-governamental e apartidária, reúne especialistas, gestores, ativistas e operadores do sistema de Justiça para debater e fortalecer estratégias de segurança pública. O encontro itinerante se destaca por promover discussões sobre a redução da violência, crimes violentos, violência contra mulheres, aprimoramento do sistema prisional e enfrentamento do crime organizado.

FOTOS: Arthur Castro/ Secom

Leia também outras matérias

Com dívidas milionárias, Ana Hickman e Alexandre Correa recebem ordem de despejo por aluguel atrasado

Hugo Bronzere

Live de pagode registra tiroteio que matou dono do local onde acontecia show

Redação Zero Hora AM

Disputa entre facções chega ao interior do AM; dois homens morrem com requintes de crueldade

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo