28.3 C
Manaus
7 de fevereiro de 2023 | 13:30

Governo perde controle e Amazonas se torna o número um em mortes violentas

O Amazonas é o estado com a maior alta de mortes violentas na Região Norte, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo g1 com dados de 26 estados e do Distrito Federal. De acordo coma pesquisa, o estado encabeça o aumento na região e do país: 54% a mais de mortes foram registradas em 2021 que em 2020 no estado – o número passou de 1.019 para 1.571.

A região Norte do Brasil foi a única a registrar aumento no número de mortes violentas intencionais em 2021. Foram 5.448 vítimas de assassinato no ano passado, uma alta de 10% em relação a 2020. A tendência contrasta com a queda de 7% em todo o país.

Segundo a pesquisa, a combinação de crimes ambientais, o crime organizado e a falta de coordenação dos governos estaduais e federal ajudaram no aumento da violência, afirmam especialistas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP).

Os especialistas apontam os seguintes fatores para o aumento da violência:

  • Associação do narcotráfico com crimes ambientais, como grilagem, garimpo ilegal e desmatamento
  • Falta de integração das autoridades estaduais e federais no combate aos crimes na Amazônia Legal
  • Disputa de territórios entre facções criminosas.

“O estado vive uma sobreposição de crises no campo da segurança pública: por um lado, após um período de relativa estabilidade com o aparente monopólio do Comando Vermelho na região de Manaus, a violência voltou a crescer com lideranças da FDN se aliando a outros grupos criminosos para tentar reconquistar territórios estratégicos para o tráfico de drogas; por outro, o crescimento dos homicídios nas regiões em que avança o desmatamento indicam a profusão de conflitos fundiários e crimes ambientais que tem tomado a região”, diz Samira.

Fonte G1

Leia também outras matérias

Grávida entra em trabalho de parto durante assalto violento a ônibus em Manaus

Redação Zero Hora AM

Celular Seguro: novo sistema da SSP-AM promete localizar e devolver aparelhos celulares roubados

Redação Zero Hora AM

Implurb notifica obra de condomínio por descumprir normas do órgão e causar transtornos para moradores do Nova Esperança

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: